quarta-feira, 20 de abril de 2016

A minha experiência com o ebay

O ebay foi o primeiro site onde me iniciei nas compras online. Já tinha ouvido falar, já tinha pesquisado coisas que me interessavam e decidi que não perdia nada em experimentar. Fiz pesquisas, li reviews e vários passo-a-passo para criar conta, comprar, pagar e decidi que podia tentar. Foi pelo Natal de 2013. Tinha visto uma saia que gostava, era baratinha e achei que se corresse mal também não perdia muito dinheiro. E assim foi.

O meu problema foi começar, depois torna-se aditivo. Já perdi a conta ao número de coisas que comprei pelo ebay. Desde roupas a coisinhas parvas, acho que já comprei de tudo. Desde que comecei que fiz sempre uma encomenda, pelo menos, por mês. E isto pode ser um problema para quem quer controlar as finanças, depois não digam que não avisei! :) É que me ocorre imensas vezes: "uns brincos por 70 cêntimos? Vou aproveitar!", "Uma capa de telemóvel por 1.50€? siga!", "Olha esta coisa inútil que nem sei para que serve só por 2 euros, tem que ser meu!"  e quando se vai a ver o cesto já vai com alguns euros em bujigangas :) Mas há que saber filtrar!

Filtrar a pesquisa é importante para quem quer comprar logo. Eu não ando numa de leilões. Eu quero comprar logo, sem cenas, e receber em casa preferencialmente sem portes. Qando procuro alguma coisa já tenho em monte que quero "Buy it now" e com "Free shipping" porque já sei que gosto sempre de tudo o que é mais caro ou que vai ter portes superiores ao produto em si. Não estou para isso.  Assim só vejo o que há dentro dessas limitações. Também dá para filtrar por preços, por marcas, por estado (novo, usado) e outras mais coisas, mas nisso já raramente mexo. 

Na minha experiência, nunca nada me correu mal a ponto de não receber o produto nem ter de volta o dinheiro, por exemplo. Sempre que as coisas não chegaram no tempo previsto (aconteceu 2x), entrei em contacto com os vendedores, perguntei se podiam reenviar e, caso não chegasse de novo dentro do prazo, pedia o reembolso e tudo correu sempre bem. Uma vez uma mala ficou presa na alfandega mas como eu já não sabia onde tinha metido o comprovativo da compra (como é tudo eletrónico, perdi esse email... já tinha passado imenso tempo) e não podia enviar esses documentos, pedi para devolver a mala e deram-me novamente o dinheiro que tinha pago por ela. Simples. 
Mas há que estar atento a várias coisas para que tudo corra pelo melhor.


Dicas:
  • Ver sempre o feedback dos vendedores (ler o que outras pessoas dizem acerca do processo de compra e dos produtos).
  • Ver se enviam para o nosso país, acertar a morada, ter isso tudo direitinho.
  • Verificar sempre o tamanho e material das coisas! Nem sempre é como aparece na imagem (e aí há que confiar, nunca se sabe), mas há que ler na descrição os materiais, os tamanhos, ver se é compatível com o que queremos.
  • Ter uma conta paypal é sempre mais seguro.
  • Ter atenção aos tempos esperados para entrega, para poder fazer reclamação se não achegar dentro do prazo esperado.
  • Guardar os recibos do paypal numa pasta, nunca se sabe se serão necessários.
  • Comparar preços! Às vezes o mesmo produto tem preços diferentes em vendedores diferentes. 

Eu raramente compro roupa porque a maior parte das vezes o material da imagem não corresponde ao que depois é enviado. Já comprei por três ou quatro vezes roupas que depois não eram nada o que eu esperava pelas imagens que tinha visto e a qualidade ficou a desejar, mas também já comprei (ainda recentemente) algumas roupas que valeram muito a pena (e que são iguais às que se vê em lojas como a Shein).  É tudo uma questão de sorte, de ir experimentando. Começar por coisas básicas para ir ganhando jeito.




2 comentários:

  1. Eu por acaso tenho feito mais no AliExpress e prefiro mil vezes mais o Mbnet do que funcionar com o paypal :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca comprei lá nada, porque como bem dizes é preciso ter atenção a uma data de coisas e por vezes o material não é fiel às fotografias. Mas o que é certo é que também já comprei roupa em sites e páginas de facebook e quando recebi pareciam farrapinhos.. é como tudo, uma questão de sorte por vezes.

    ResponderExcluir