sexta-feira, 13 de julho de 2012

1º dia de férias = limpeza geral


O meu primeiro dia de férias após exames implica sempre dormir mais um bocadinho de manhã e arrumar o quarto. Aquela tralha acumulada durante o ano e, principalmente, durante a fase de exames, é toda organizada. Tudo arquivado nas capas, folhas soltas rabiscadas deitadas ao lixo, folhas soltas limpas arquivadas para uso posterior, canetas e lápis guardados no posta-lápis... Tudo direitinho e arrumadinho. Desta vez aproveitei pra arrumar gavetas e o armário da roupa. Coisas velhas pro lixo, outras para dar. Roupeiro todo arrumado, tudo direitinho e bem dobrado. Ahhh, que bom que é ter um quartinho bem limpo. Tudo no devido lugar, tudo fácil de encontrar. Tralhas inúteis foram à vida. 

É que eu sou daquelas que guarda tudo, tudo mesmo. Desde papeizinhos trocados na aula de história do sétimo ano com a melhor amiga da altura, a folhas de uma árvore que havia no parque onde fui uma vez, flores secas dos ramos recebidos em dias especiais, bilhetes de cinema... Estão a ver? Guardo sempre tudo porque tenho pena de me desfazer das coisas e dos momentos. Gosto de ter sempre algo que me lembre de alguém ou de um dia em particular. Sei lá, apego-me às coisas. Mas às vezes chega a hora de nos desfazermos de algumas coisas que já só servem para acumular lixo e roubar espaço nos armários. E hoje foi dia de limpar tudo e deitar coisas fora. E desta vez, ao contrário do que é habitual, nem custou nada. Há que saber o momento certo pra deixar certas memórias partir. E depois lá se arranja mais espaço para as coisas que realmente importam e para se guardar novas memórias.

4 comentários:

  1. com a mudança de casa, tive que fazer uma arrumação do género... e estou como tu, até nem custou! senti-me mais leve!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. eu adorava esse ritual de arrumar tudo. significava que mais um ano estava arrumado com sucesso :) quando terminei o curso é que deitei algumas coisas fora porque não tinha mesmo mais espaço, mas também sou super apegada às minhas coisas, até às mais simples.

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho de fazer isto.. Estou só a arranjar coragem! (: Boas férias

    ResponderExcluir