segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Prendas de Natal

Sou apologista que as crianças devem ser crianças o maior tempo possível. Quanto mais der para arrastar a situação, dentro dos limites naturais, claro, melhor. Por isso acho que sim, que as crianças devem ter brinquedos e brincar até quando lhes apetecer, tenham 5 ou 13 anos. O que mais há agora são crianças a brincar com o que não devem, a ter cada vez mais cedo telemóveis e computadores em vez dos tradicionais nenucos e carros de corridas. 
Contudo, acho que desde cedo se deve dosear os brinquedos que acabam por receber nos aniversários e Natal. Acho que, chegada uma certa idade, os bonecos e carrinhos devem começar a ser substituídos por jogos lúdicos e livros. Claro que não quer isso dizer que deixem de ter os brinquedos "normais", parar poderem ter as suas brincadeiras. Jogar a bola, ao "faz de conta", brincar com barbies e nenucos é saudável. Mas chega a uma altura em que é preciso aguçar-lhes a curiosidade e dar-lhes ferramentas divertidas para poderem brincar e aprender ao mesmo tempo. Por isso, este Natal a minha afilhada vai ter uma colecção de mini-livros das princesas. É tão giro! Tem uma caixinha toda catita e cada livrinho conta uma história relacionada com um valor importante, desde a amizade ao amor, etc. Está naquela fase em que já sabe ler, portanto não há desculpa para continuar a dar-lhe coisas inúteis que ao meio de Janeiro já estão estragadas ou pousadas a um canto, juntamente com a restante pilha de brinquedos que tem sempre todos os anos. A ver se começo a passar-lhe o bichinho da leitura :)

4 comentários:

  1. achei a ideia dos livrinhos muito interessante!! Tenho uma prima, que anda no inicio das leituras, nos anos dei-lhe o principezinho mas a edição pop-up para a incentivar (era cedinho, eu sei, mas tinha uma boa promoçao no livro e já fica guardado para ela) ... e um livro daqueles de uma historia por dia, que no fundo tem uma "lição" para se aprender ... mas esses das princesas agradou-me! onde arranjas? =))

    Beijinhos

    http://sintoniaporquenao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. o meu afilhado leva um kit de magia (para crianças!) para espevitar aquela mente de miúdo!

    ResponderExcluir
  3. Ler é muito bom, para eles... dá-lhe muitos livros, com imagem, música, o que for... mas livros.

    ResponderExcluir
  4. Parece-me um presente giro :) Teria sido uma coisa que eu iria gostar de receber, quando era pequena.

    ResponderExcluir