quarta-feira, 4 de julho de 2018

A diferença que faz um espaço silencioso e uma janela

Em casa dos meus pais, à falta de um escritório ou espaço dedicado só para estudos, trabalhava na mesa de jantar da sala. As janelas ficavam longe da mesa, as cortinas estavam quase sempre fechadas e nada de entrar um solzinho ou uma aragem. Ter a tenda montada durante a semana e ter que arrumar tudo ao final da semana era chato, mas foi dando para o desenrasque. Quando quis sair de casa, pensei sempre em ter uma casa com dois quartos para ter um escritório, um sítio onde eu pudesse ter a mesa sempre com as minhas coisas à mão, sem ter que andar sempre a arrumar tudo, sem ter que ver a tenda montada sempre que passasse por ali. Correu bem e assim foi. Agora tenho um quarto de hóspedes/escritório onde trabalho sossegada. Está sempre tudo arrumado, que eu também não sei funcionar em desorganização, mas posso ter as coisas que preciso em cima da secretária sem estar a atrapalhar ninguém. Fecho a porta, estou no meu silêncio e, como bónus, tenho a secretária virada para a janela. Adoro esta disposição. Posso ver a luz do dia, coisa que quase nunca acontecia em casa dos meus pais. Se tiver calor, abro a janela, se estiver frio ou chuva, fico a ver os pingos cair. Vejo árvores, vejo flores, vejo o céu... Fico muito mais bem disposta. Ter luz natural ajuda muito ao meu estado de espírito, fico outra. Nos dias de Inverno ainda me aventurei a trabalhar sentada na cama durante a tarde, com uma mantinha nas pernas. 
Ao final do dia volto a fechar a porta e é como se me desligasse realmente do trabalho. O que fica no escritório é trabalho para o dia seguinte, não tenho que estar sempre a ver coisas do trabalho fora de horas. Adoro ter um escritório!

5 comentários:

  1. Não trabalho em casa, mas no escritório a parede em frente é tudo janelas. Uma maravilha :))

    ResponderExcluir
  2. A julgar pelos tempos de faculdade, quando decidia ficar o dia todo em casa a estudar para os exames, acho que não me daria nada bem a trabalhar em casa. Eu não consigo ficar muito tempo fechada no mesmo sítio, sem ver pessoas. Admiro quem consegue (ou é obrigado a isso).

    ResponderExcluir
  3. Eu quando estava a tirar o curso (ai meu deus pareço uma velha a falar) eu quando queria estudar ia para um cafe na Bila que era todo envidraçado. Sentava-me perto do painel de vidro, tirava os apontamentos e toca a estudar! Depois à noite tinha que ser na minha secretaria no quarto que era mesmo um cantinho maw realmente mesmo assim a secretaria ficava colada à janela.


    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderExcluir
  4. Eu adorava ter um espaço para poder ter um atelier de crafts. Como ainda não houve essa possibilidade vou fazendo como os ciganos, ora monto ora desmonto. Mas admito que é desmotivante. Uma das razões por não costurar tanto ultimamente é essa. É mais fácil e rápido montar a tenda de ponto cruz.
    :-)

    ResponderExcluir
  5. Se eu trabalhasse em casa também ia querer ter um espaço onde me sentisse assim, bem. Acredito que assim até fiques mais produtiva :)

    ResponderExcluir