quarta-feira, 30 de maio de 2018

There is no such thing as too many books | Brandwashed by Martin Lindstrom


Aqui está um livro diferente dos romances que leio por norma. 
Eu adoro tudo o que tenha a ver com psicologia social, a forma como nos comportamos em grupo, como a nossa mente funciona e os truques que as pessoas/empresas usam para nos persuadir. Este livro engloba tudo isso e muito mais, de uma forma muito interessante e sem ser maçadora. Para quem está habituado a ler artigos científicos, este livro é um bocadinho assim: apresenta os dados um pouco daquela forma de apresentar referências e estudos, mas sem ser chato. Gostei imenso! Tem um toquezinho de humor, o que o torna ainda mais engraçado e interessante.

O livro fala-nos sobre os truques psicológicos usados pelas empresas e especialistas de marketing para nos fazer comprar mais e mais. Podemos ver a forma como somos persuadidos a comprar desde o berço até à idade adulta, a forma como o marketing se dirige a pessoas de diferentes idades e sexos, até faz referência à forma como cada vez estamos mais expostos a este tipo de indústrias, nomeadamente com a compra e venda de dados sobre os consumidores. Gostei especialmente desta parte. Alguns truques eu já conhecia, outras coisas fui aprendendo e fiquei de boca aberta perante algumas descobertas. Realmente é preciso ser-se muito atento para não cair nestes esparrelas e, ainda assim, o próprio autor, que é especialista em Marketing e conhece e usa todos estes truques há mais de 20 anos, acabou por sofrer na pele os efeitos do marketing. Ninguém é imune, mas somos mais dificilmente apanhados se tivermos consciência do que se passa!
Recomendo muito esta leitura. É um assunto sempre muito atual e com o qual todos deveríamos estra familiarizados. Gostei tanto que já comprei outro livro dele muito conhecido: Buy-ology. Estou ansiosa para ler.

Há algum livro deste estilo que me recomendem?


3 comentários:

  1. parece muito interessante..
    beijos***

    ResponderExcluir
  2. Olha adoro esse tipo de livros! Vou adicionar à minha To-read list :D quanto a sugestões... não sei bem se cai dentro da mesma categoria mas achei um livro fantástico. Chama-se O Elemento do sir Ken Robinson e faz-nos mesmo pensar nas "mensagens" que vamos recebendo enquanto crescemos que podem limitar o nosso potencial!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir
  3. Um tema absolutamente interessante. :)

    ResponderExcluir