sexta-feira, 18 de maio de 2018

Há nomes e nomes

Porque é que as pessoas insistem em colocar aos filhos nomes que nem eles mesmos sabem pronunciar? A camada de "Rubems" que eu conheço... É sempre do nome que me lembro primeiro quando penso neste assunto. Se nem os próprios pais pronunciam o nome dos filhos corretamente, não esperem que os outros o façam. 

Não tenho filhos mas já fiz várias listas mentais de nomes que gosto para possíveis bebés que posso ou não vir a ter no futuro. Há imensos nomes que adoro e que foram completamente colocados de parte porque sei que correria o risco de ter crianças com nomes pronunciados incorretamente. Se sei que correria esse risco e não gostaria da pronunciação incorreta do nome, nem sequer seria uma hipótese. Mas isso sou eu, que sou uma esquisitinha nestas coisas (e noutras tantas). É que eu detesto quando pronunciam o meu nome erradamente (e é um nome normal, comum até) portanto não queria isso para um filho meu.

5 comentários:

  1. Desculpa dizer-te, mas tu és esquisitinha com tudo irra mulher que já não há muita paciência para cá vir ler o que publicas! Devias pensar melhor nos textos que escreves que o teu blogue últimamente é só a falar mal dos outros. Olha primeiro para ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito a sua opinião e até concordo, sou esquisitinha como tudo mesmo.
      A solução passará por deixar de cá vir, se realmente já não há paciência para vir ler o que eu publico. Amigos na mesma.
      Bom fim de semana!

      Excluir
  2. também conheço alguns casos ! E a mania que as pessoas agora têm de dar nomes estrangeiros aos filhos, faz-me uma confusão :/

    ResponderExcluir
  3. Há pouco tempo encontrei uma antiga colega que não via há anos . Entretanto foi mãe e acabei por conhecer a pequenina .. perguntei o nome .. não percebi .. na despedida fiz adeus à bebe e quis dizer : adeus (nome ).. Cloe.. pensei .. “ outra com nome de perfume “.. agora a moda são as Noas, Kenzos, Cloes.. que tal adidas e Nike ?? 😂

    ResponderExcluir
  4. Acho fantástico que as pessoas venham comentar que não têm paciência para te ler. Ok, até percebo isso. Mas, nesse caso, o que fazem aqui?

    Quanto ao post em si, não deixaria de dar um nome que gostasse a um filho meu só por isso. Também me irrita, na verdade, mas se gostar mesmo de um nome, não vou descartar só porque os outros são burrinhos (porque, convenhamos, por vezes o facto de pronunciarem mal não é por ser difícil de decifrar a leitura do nome, mas porque as pessoas não sabem ler).

    Contudo, percebo o teu ponto de vista, é uma chatice ter que andar sempre a corrigir os outros quando diz respeito ao nosso nome.

    ResponderExcluir