quarta-feira, 18 de abril de 2018

Update de leituras

Em 2016 li 30 livros, no ano passado apenas 22 e este ano a meta é voltar aos 30, mas não está fácil. Entre trabalho, coisas de casa, séries e passeios, sobra pouco tempo para a leitura, que não tem sido prioridade. Ainda só li 6 livros este ano e sinto-me a fracassar no meu objetivo. Neste andamento, não vou conseguir atingir a minha meta, o que é sempre frustrante. Mas algo tem que mudar! Tenho que conseguir arranjar mais tempo porque, metas à parte, ler faz-me bem, faz-me crescer e aprender sempre alguma coisa nova e é algo que eu adoro. Não quero que ler seja uma imposição ou obrigação de algum género, mas sei que esta preguiça ou falta de tempo é porque vou pondo outras coisas menos importantes à frente. O objetivo, mais do que ler 30 livros, é passar menos tempo a fazer outras coisas menos relevantes (redes sociais, youtube, séries de treta) e dedicar-me mais às coisas que realmente gosto e me fazem bem, como ler. Vamos a isso!

5 comentários:

  1. Sabes que não faz mal teres outros interesses sem ser ler... se andas sem vontade de ler, que se lixe! Eu gosto muito de ler, mas não consigo obrigar-me a ler... so consigo quando tenho mesmo vontade!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  2. Quanto a isso das metas, eu também as tenho, inclusive estou registada no Goodreads (não sei se conheces mas é espetacular para amantes de livros) e tenho uma espécie de "competição não assumida" com algumas amigas também fãs de livros. E é verdade que muitas vezes perdemos tempo estúpido em que poderiamos estar a ler, que é muito mais proveitoso, mas também não é bom vivermos ansiosas por causa de um mero número, que não se vai traduzir propriamente numa melhoria da nossa vida só porque atingimos aquele objetivo. Digo isto porque, pelo menos para mim, nem sempre é fácil olhar para o raio do goodreads e ver um "1 book behind schedule" e seguir em frente como se nada fosse, e isso acaba por ser parvo. Não é (ou não devia ser) para stressar nem sofrer que criamos estes objetivos =).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente e acho o mesmo. Estou registada no goodreads e acaba por ser uma competição comigo mesma, com aquela coisa de querer cumprir com aquilo a que me proponho. Não me causa ansiedade saber que estou para trás no meu objetivo porque, como dizes, é só um número. A questão é que é um objetivo e como qualquer objetivo traçado, há que definir formas de lá chegar e "stick to it". As séries que só vemos porque sim, as horas a ver vídeos parvos no youtube ou a fazer refresh no facebook não mudam em nada a minha vida e são coisas que faço por hábito, enquanto poderia estar a ler. É como quando temos um objetivo de poupança mas passamos a vida a fazer pequenos gastos em coisas que não mudam em nada a nossa vida e nos vemos a ficar cada vez mais longe do nosso objetivo principal. É mais nesse sentido que me "forço" a cumprir com o que defini, mas não sofro com isso :)

      Excluir
  3. Também sinto que não tenho tempo nenhum para ler. Aliás, desde a universidade que tem sido assim. Antes disso devorava livros!
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderExcluir
  4. Só de me lembrar que este ano ainda nem um li... Shame on me... Boa sorte para o teu objectivo!

    ResponderExcluir