quarta-feira, 4 de abril de 2018

Menos 25cms de cabelo!

Em Maio de 2015, quando fui cortar o meu cabelo, a motivação principal era uma mudança radical. Estava cansada de cabelo comprido e queria mudar, fazer uma coisa diferente. Passou-me pela cabeça a ideia de doar o cabelo (que, naquele ano, era uma coisa muito falada) mas disseram-me que cabelos pintados não podiam ser usados. Como não me informei devidamente, acabei por simplesmente cortar e pronto. Só que, desde aí, fiquei com a vontade de cortar para doar e sabia que um dia o faria. Esse dia foi ontem.

Fiz a minha pesquisa mais aprofundadamente e decidi para onde quero enviar o meu cabelo: Little Princess Trust. Gosto muito da ideia de aproveitar aquilo que seria desperdício para poder ajudar alguém. E de ajudar as pessoas, no geral. Esta organização providencia perucas de cabelo verdadeiro, de forma completamente gratuita, para crianças e jovens adultos até aos 24 anos, que perderam o cabelo devido a tratamentos relacionados com cancro ou outras doenças.  Além de me rever nos valores da instituição, sei que é uma instituição confiável, sei que muita gente já enviou para lá e são os que têm critérios de aceitação de cabelo menos exigentes. Tem um comprimento menos extremo (a partir de 17cms... vi alguns que pediam no mínimo 30) e podemos doar cabelo pintado/descolorado (desde que de uma cor dita natural, já que não aceitam cabelos rosa, azul, roxo, vermelho...). Ontem, como estava de férias e tinha tempo, decidi fazer a minha pesquisa mais a sério e lá fui eu cortar o cabelo.  Lá se foram mais de 25cms de cabelo que a mim já me incomodavam mas vão ser imprescindíveis para alguém:



Andava já a deixar crescer o cabelo há imenso tempo para este propósito. Já estava cansada de me ver com um cabelo tão comprido e estava cansada, principalmente, dos cuidados e exigências de um cabelo extremamente comprido. O meu cabelo é muito fino, por isso ficava cheio de nós, tinha que pentear antes do banho, durante o banho e depois do banho e, ainda assim, perdia imenso tempo nesta tarefa e imenso cabelo também. Por muito que adore cabelo comprido, acho que só voltarei a ter o cabelo daquele tamanho para doar novamente. Esteticamente também já não me agradava, acho que estava comprido demais e fica com aquele aspeto seco e pouco hidratado. O meu, pelo menos. Era altura da mudança. Ainda pensei esperar mais um bocadinho para poder cortar um bom pedaço e ainda continuar com um cabelo médio, mas já não dava mais. Meti na cabeça que era ontem e lá fui. O resultado foi este:

Além de me sentir muito feliz por poder contribuir para uma causa que me toca, ainda me sinto muito melhor com o cabelo mais curto. Parece mais comprido do que na realidade está, a sério. Sinto-me mais leve também, uma mudança diferente. Acho que nunca tive o cabelo tão curto e estou a gostar muito!

Quem quiser contribuir doando o seu cabelo, pode fazê-lo através de diversas instituições diferentes, mas fica o link da causa que eu escolhi ajudar, aqui, onde podem saber mais informações. Não custa nada, é só cabelo!

9 comentários:

  1. Excelente opção! No ano passado quando cortei o cabelo deveria ter feito o mesmo. Ia-me sentir muito melhor por saber que estava a ajudar alguém. Da próxima vez é isso mesmo que vou fazer. Obrigada pela partilha!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo gesto! :) Eu cá estou ansiosa para que o meu cabelo cresça, desde que há uns tempos dei um grande corte parece que nunca mais voltou a ser o mesmo :(

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostava de o fazer, mas por enquanto ainda estou na fase de o deixar crescer.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderExcluir
  4. Que atitude maravilhosa. Eu tenho imensas dificuldades em fazer crescer o meu cabelo, mas confesso que gostava tanto de o doar um dia..

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  5. Neste momento ando a deixar crescer o meu cabelo, mas a tua atitude é de louvar...

    Xo, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião ficou bem mais bonito do que estava, mais leve e jovem =)! E ainda conseguiste uma boa ação com isso, que bom =)!

    ResponderExcluir
  7. Acho um gesto fantástico!
    Muitos parabéns pela tua atitude!
    E o cabelo ficou tão bonito!

    ResponderExcluir