terça-feira, 10 de abril de 2018

As pessoas ainda seguem blogs?

Em quantos dos blogs que vocês lêem diariamente estão realmente "inscritos" como seguidores? Quantos de vocês clicam em "seguir" quando gostam de um blog?

Pergunto isto porque, durante muito tempo, li alguns blogs que adorava sem nunca me ter oficialmente "inscrito" como seguidora. Não sei porquê, sequer. Era algo super normal entrar, gostar, até colocar na minha lista de blogs a ler, mas não ter clicado em "seguir". O que é estúpido. Vão-me dizer que os seguidores não importam para nada, contam mais as visitas, que quem escreve por gosto não se importa com isso. Ora, eu importo. Gosto de saber que há aí quem me queira "seguir", gosto de ver o número aumentar. O que é que me interessa o número, na verdade? Nada, que não ganho nada com isso, mas fico sempre contente quando vejo mais uma pessoa ali na barra ao lado. Não preciso de um número definido de seguidores para ser mais feliz ou para ganhar o que quer que seja porque nunca foi esse o objetivo, apenas é bom saber que há quem continue a querer seguir e ler as coisas que eu tenho para dizer. 
Seguir um blog é uma forma de dizermos aos bloggers que gostamos do blog deles, deles ou das coisas que têm para partilhar. Agora faço sempre esse esforço consciente para me lembrar de seguir quando realmente gosto de um blog, porque é o que eu gostaria que fizessem comigo também. 

Seguem o meu blog ou só cá passam para ler, sem nunca terem "seguido"?

13 comentários:

  1. Geralmente sigo os blogs que gosto, depois existe um ou outro que vou apenas visitando.
    Mas os que gosto fazem parte da minha rotina.

    ResponderExcluir
  2. Quando vou a um blogue que gosto, geralmente torno-me seguidora do mesmo. É uma forma mais fácil de depois aceder a esse mesmo blogue. Mas há blogues que não têm essa opção, não sei muito bem porquê e depois acabo por lhes perder um pouco o rasto.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a minha lista de blogues que sigo a através da plataforma Bloglovin (e sim, por lá sigo o teu :))

    ResponderExcluir
  4. olá sigo os blogs que gosto ou que me poderão interessar. tb gosto que me sigam, não ganho nada com os números mas gosto de os ver e mais ainda gosto dos comentários porque pressupões alguma interação!
    bjos doces

    ResponderExcluir
  5. Quando tinha o meu blog, era tua seguidora. Neste momento, não tenho nenhum perfil no blogger e por isso não sigo nenhum. Venho cá de vez em quando.

    ResponderExcluir
  6. Falo por mim, normalmente quando gosto subscrevo e gosto de ir acompanhando .. o problema é que hoje em dia o que importa são realmente os números e o resto acaba por ficar de lado .

    ResponderExcluir
  7. A maioria, sigo, mas a verdade é que também tenho uns quantos guardados na barra dos favoritos e passo por eles diariamente.
    Os números não devem ser a nossa motivação, mas é claro que sabe bem quando vemos que aumentam, porque é sinal que as pessoas gostam

    ResponderExcluir
  8. Agora que falas, leio muitos que não sigo. Engraçado...

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma lista enorme nos bookmarks e sigo pouquíssimos, só pelo simples facto de não saber como seguir um blogspot sendo eu wordpress! É que o meu perfil no blogspot é do meu blog antigo e não é onde escrevo hoje em dia.

    ResponderExcluir
  10. o teu sigo mas tenho vários onde vou regularmente é não sou "seguidora" :)

    ResponderExcluir
  11. Eu sigo todos os que gosto, acho que é uma forma mais fácil de organizar as minhas leituras :)

    ResponderExcluir
  12. Ora bem... Eu não te "sigo"... mas já te leio há algum tempo...
    Normalmente, quando gosto de um blogue, copio o endereço e coloco no meu feedly (que é onde leio a grande maioria dos blogues), até que há blogues nas mais diversas plataformas e nem todos têm o botão "seguir"... ou seja, acaba por ser mais prático, do que ir ao blogger ler...
    Mas também nunca tinha pensado neste assunto na perspetiva que aqui mostras...
    Sendo assim, acho que tens razão... vou lá seguir...
    Até já!

    ResponderExcluir