sexta-feira, 2 de março de 2018

Pessoas invejosas

Pessoas que acham sempre que os outros lhes querem mal, que têm inveja, que lhes lançam mau olhado... Nem digo que não seja verdade porque há realmente pessoas muito invejosas nesta vida e que estão sempre à espera do mal dos outros para viverem felizes, mas lá que há gente com a mania da perseguição, há.

Mentalizemo-nos de uma coisa: vai sempre haver alguém que não gosta de nós, que tem inveja das nossas conquistas e a quem a nossa felicidade causa raivinha dos dentes. É mesmo assim. A nossa vida até pode nem ser nada de especial mas, ainda assim, vai sempre haver alguém que a inveja e que queria igual. Daí até darmos importância a este assunto vai uma grande distância. Pior é achar que TODA a gente nos quer mal, que TODA a gente fica feliz por estarmos mal, que TODA  a gente tem inveja. Menos. E depois estão sempre a publicar essas indiretas no facebook, com aqueles recadinhos para "as invejosas" mas afinal elas é que criam essa situação toda. Há gente que se acha mesmo a última bolacha do pacote, para acreditar que os outros ligam à vida delas, quanto mais terem inveja ou desejar-lhes mal. 
Tenho uma "prima" assim. Está constantemente a publicar aquelas frases tipo "não desejo mal a ninguém, apenas desejo o dobro daquilo que me desejam", como se alguém quisesse saber da vida dela. E é que se torna ainda mais ridículo quando falamos de pessoas completamente banais, sem nada de incrivelmente especial que possa despertar esse sentimento de inveja. Uma coisa é um Cristiano Ronaldo, um jovem cheio de saúde, na flor da idade, milionário, "o melhor do mundo", outra é um pé rapado lá do barraco. Menos, gente. Ninguém quer saber, a sério. Que mania das pessoas de acharem que os outros são sempre invejosos ou que lhes querem mal. Às vezes sim, é um facto, mas e daí? Caguem no assunto. 

Posso até ser ingénua mas nunca penso nisso em relação aos outros. As pessoas e as coisas têm a importância que lhes damos. Não estou nem aí para o que as outras pessoas possam pensar. Ainda há dias aconteceu uma coisa na minha vida e o primeiro comentário da minha mãe foi "fulana vai ficar cheia de inveja quando souber" e eu só pensei nisso porque ela disse. Nunca na vida me teria passado isso pela cabeça. Como eu não sou assim, não é uma coisa que me seja relevante, não é algo em que eu pense. Acho que é isso que faz a diferença: estas pessoas vêem o mal delas espelhado nos outros. Pensam que as pessoas vão ter inveja porque elas têm inveja dos outros, pensam que lhes vão desejar mal porque elas desejam o mal dos outros. Pessoas boas não pensam sequer nessas questões. Atraímos aquilo que somos e aquilo em que pensamos. 

5 comentários:

  1. Tal e qual! Já fiz várias vezes a mesma observação relativamente a essas publicações de inveja nas redes sociais, e só consigo achar aquilo ridículo! Essas pessoas acham que devem ser/ter mais do que os outros só para poderem considerar que haverá alguém no mundo que lhes tenha inveja. É no mínimo egocêntrico e estúpido, vá!!!
    Se cada um se preocupasse mais com a sua vida do que com a dos outros estariam mais felizes e mais realizados, sem necessidade de comparações com os outros!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Opaaaaa adorei o teu post! É que é mesmo... não percebo o que as pessoas ganham em serem assim...



    Beijinhos,
    <>O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderExcluir
  3. Concordo absolutamente, principalmente com a parte de tentarem atrair atenções nas redes sociais. Rio-me imenso com esses posts xD No entanto, já ouvi tantos comentários invejosos em relação a pessoas da minha família, que também já pensei "pronto, lá vão as pessoas comentar que o meu avô comprou um carro só porque tem tanto dinheiro que não sabe o que lhe fazer" (por exemplo).

    ResponderExcluir