sexta-feira, 2 de março de 2018

Adoro ser bem atendida!

No fim de semana passado comprei umas coisas na Fnac. Vi algumas coisas que queria, tive dúvidas e fui questionar o primeiro funcionário que encontrei. Em menos de meia hora fui ter com o mesmo funcionário três vezes e ele foi sempre prestável, sempre sorridente. Já brincava com ele a dizer que me ia embora e não o chatearia mais! :) Ontem acabamos por ter que ir ao Ikea novamente e fomos fazer primeiro uma voltinha pelas lojas, entrando de novo na fnac. Lá estava o tal funcionário, que nos reconheceu e sorriu. Eu disse-lhe logo que não o ia incomodar naquele dia, que já tinha tudo o que precisava, e ele entrou na brincadeira. Um simpático. Mais à frente, estávamos na secção de jogos de tabuleiro e eu estava a dizer ao meu namorado que deveríamos comprar um jogo que um amigo nosso tem, mas não me lembrava do nome, e eu sempre "é aquele jungle não sei quê, sabes? Ai como é que aquilo se chamava... Jungle...". Nisto sai um funcionário de trás da prateleira com o jogo na mão e diz "desculpem estar a ouvir a conversa, mas acho que é isto que procuram". Devo confessar que fiquei impressionada. São coisas de nada, mas fazem a diferença. Eu já estava bem disposta, mas fiquei ainda mais sorridente. Adoro pessoas atenciosas, a sério. Fico impressionada com a simpatia porque, infelizmente, cada vez é uma coisa mais rara. Ninguém se dá ao trabalho de ser assim atencioso, mesmo pessoas que querem vender (trust me, I know). 
Para finalizar, fomos pagar o que queríamos comprar e, como tínhamos saldo no cartão, dei o cartão ao homem e lá foi ele pagar enquanto eu fiquei ao pé das caixas a ver outra coisa. Nisto ele chama-me porque eu sou a titular do cartão e tenho que dar autorização para usar o saldo. O funcionário teve sempre uma postura tão educada, a explicar o porquê de pedirem a autorização, a desculpar-se pela inconveniência... Eu tive logo que soltar um elogio, porque acho realmente que não interessa só criticar o que é mal feito, devemos elogiar o bom serviço também. Percebi que ele ficou contente e a colega dele que estava ao lado também. 

Se a postura de um funcionário num serviço é motivo de nos sentirmos bem, a postura do cliente também é importante no atendimento. Gosto de ser bem atendida e tratada com simpatia porque também trato sempre as pessoas de forma educada e simpática. Se eu gosto de ser bem tratada, as outras pessoas também gostam de ser reconhecidas pelo seu bom trabalho. Sabe bem. Muda logo o mood, a atitude perante o trabalho. Tão bom. Voltarei àquela Fnac, com certeza!

9 comentários:

  1. Acreditas que foi uma das coisas que notei logo diferença aqui no UK. Em Portugal o atendimento é como se nos fizessem um favor, horrivel mesmo. Até ficamos surpreendidos quando somos bem atendidos...


    Beijinhos,
    <>O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

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  2. Há sítios que nos atendem mesmo muito mal, parece que são eles que nos estão a fazer um favor. Mas depois há locais que surpreendem. Quando fomos comprar o anel de noivado, a maioria dos funcionários não queriam saber (tenho um dedo muito pequeno e os aneis ficam-me todos grandes). Na última onde entrámos a senhora foi super prestável, disse logo que encomendava o anel que eu queria no meu tamanho, foi mesmo uma querida. Não me tentou impingir nada que eu não queria e seguiu as minhas indicações para indicar o anel perfeito para mim :)
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

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  3. Atendo dezenas de pessoa por dia .. são raras as que retribuem o “ bom dia/tarde/ noite “ ou agradecem quando lhes chamo um táxi, passo uma declaração ou simplesmente acabo de atender...quando me aparece alguém simpático e educado só penso “ já ganhei o dia ..sim já valeu a pena ter saído de casa para vir trabalhar.”

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  4. É sempre bom quando encontramos sítios com pessoas que fazem valer a pena voltar lá. Eu senti isso quando fui a uma loja swatch comprar um relógio para a minha mãe. O funcionário foi tão simpático que fiquei muito bem impressionada e decerto irei lá voltar!

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  5. Também gosto muito! Bens materiais existem em todo o lado. O que nos faz optar por um determinado espaço comercial em detrimento de outro é mesmo o atendimento.

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  6. Elogiar é tão importante, ainda para mais nos dias que correm, porque parece que as pessoas estão sempre à caça do erro.
    Por mais funcionários assim *.*

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  7. Percebo tão bem o que queres dizer... Ainda por cima, dá outra vontade de ver os produtos e, por isso mesmo, de comprar. Como é que não percebem isso? Fico logo com a moral levantada quando entro num sítio em que são assim para mim. Mas não é isto triste? Ficarmos agradavelmente surpreendidos quando somos bem atendidos? :/

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  8. Verdade. Também gosto muito disso! E é, como dizes, uma coisa rara nos dias que correm.

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