segunda-feira, 5 de março de 2018

Abrir e encerrar contas nos bancos? Nunca mais me apanham noutra!

Além de todas as coisas chatas que tivemos que tratar para mudar de casa, chegou a vez de ir tratar de contas no banco. Foi uma saga.... ai que saga, senhores!

Em primeiro lugar fomos ao banco dele tratar de fazer a conta conjunta. Percebemos que seria mais simples apenas acrescentar o meu nome como titular na conta já existente do que estar a abrir contas novas e a encerrar outras. A questão é que aquilo demora séculos. Às tantas estava lá sentada a assinar papéis e só pensava "Se é isto tudo para acrescentar um nome a uma conta que já existe, nem quero imaginar se viesse aqui pedir um empréstimo exorbitante para comprar uma casa, credo!". Demorou imenso tempo, a sério. Eu pensei que era chegar, sentar e já está, in and out em 10 minutos. Só que não. Só papéis e mais papéis, passwords, comprovativos de tudo e mais alguma coisa. Mas o pior ainda estava para vir. Tudo certo com a conta conjunta, vamos ao meu banco para transferir o dinheiro que lá tinha e encerrar a conta.
Chegamos ao meu banco, fomos logo atendidos. Disse que queria fechar a minha conta e foi logo tudo na paz, nem sequer me perguntaram porquê ou se estava insatisfeita. Não sei se isto é procedimento geral, mas estava à espera de pelo menos a pergunta acerca da minha possível insatisfação com os serviços prestados. Por um lado, não queria que me impingissem coisas ou novas condições, mas por outro, se fosse eu a dona do banco, eu gostaria de saber os motivos pelos quais as pessoas encerram contas. Há algo que o meu banco está a fazer e não deve? Há algo em falta? O serviço não agrada? Mas isso sou eu, que sou a  louca do controlo e das estatísticas. Anyway, o senhor lá foi um simpático e disse que, tendo acesso ao net banco, seria melhor eu mesma transferir o dinheiro que lá tinha para outra conta, porque se fosse ele a fazer no computador dele, teria o custo de 8€. Se não desse no net banco no telemóvel, poderíamos usar outro computador do banco ou fazer a transferência na máquina, normalmente. Por esta não esperava. Fico contente, óbvio, mas estas pessoas não querem fazer dinheiro? Weird. Foi neste passo que a coisa começa a descambar. Enquanto eu estou a tentar aceder ao net banco no meu telemóvel, já o homem tinha agrafado o meu cartão ao papel do encerramento de conta. Guess what? Não deu para fazer a transferência. Nisto, começa ele a desagrafar o cartão e fica muito espantado porque furou a banda magnética e provavelmente já não funcionaria na máquina, onde eu ia tentar fazer a transferência. Lá vou eu tentar na mesma, óbvio que não deu, volto ao pé dele e ele "Pois, não dá". No shit Sherlock!
Nada a fazer, com a net a não cooperar, o outro computador deles sem funcionar e eu sem cartão. Ficou tudo resolvido quanto a papeladas, vim para casa, mas ainda tinha a transferência de todo o meu dinheiro para fazer. Experimento mil vezes na app, nada. Experimento mais mil vezes no computador, nada. Tento mais tarde, já deu, mas preciso de autorizar a transferência daquele montante (quem vir pensa que tinha lá na conta um milhão de euros, de tanta burocracia). Ligam-me do banco, não se ouvia nada, a chamada caiu. Respiro fundo, tento de novo fazer a transferência, novo telefonema, continuo sem ouvir nada do que me dizem com aquele som entrecortado mas lá nos entendemos. Transferência feita, conta encerrada.

Eu acho bem que, depois de toda esta trabalheira com bancos, instalações de serviços, tempo perdido e dinheiro gasto, o homem não pense em divorciar-se de mim!  

6 comentários:

  1. Vou encerrar uma conta que tenho desde sempre ...as novas regras do banco papam-me 60 e tal euros por ano , despesas de manutenção .. vou transferir para a nova conta e quanto tiver a zeros mando encerrar..espero não ter que passar por isso...pelo amor da Santa !

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  2. É terrivel!
    Detesto ir ao banco... (mas às vezes não há volta a dar....)
    Boa semana!

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  3. É sempre muito chato, é. Fiquei surpreendida com o facto de não te perguntarem nada, mas se calhar até faz sentido... Questões de dinheiros são delicadas, não sei :P Em relação às transferências, isso eles fazem sempre (e ainda bem). Se calhar são obrigados a informar o cliente, para os proteger...

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  4. Já passou. Agora é seguir em frente :)

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  5. Ahahaha. Tudo o que mete "bancos" ou "seguros" reúne as condições ideais para se tratar de um verdadeiro pesadelo -.- Enfim! Tenta lembrar-te de onde possas ter posto o teu nib (da conta que encerraste) e muda-o. Já me aconteceu (e a outras pessoas que conheço) ter a conta encerrada e passarem para lá dinheiro MESES DEPOIS de a encerrar!!! Depois tens de pagar para reaver o dinheiro -.-
    Faz parte, hoje não se faz nada sem burocracia atrás de burocracia. Somos peritos nisso em Portugal -.- e depois passam milhões "ao lado" sem ninguém dar por nada xD
    Bjs

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  6. Mudei não há muito tempo de banco (para um sem comissões nem nada Activobank ou Banco CTT) e encerrei as outras duas contas que tinha (universitárias) que me passaram a cobrar manutenção, cartão e etc. mesmo sendo de estudante -.- Passei tudo para a conta nova antes de ir ao banco pedir para encerrar a outra.

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