sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Leituras 2017

O desafio para 2017 era ler o mesmo número de livros que li em 2016, ou seja, 30. Sabia que era um objetivo ambicioso tendo em conta que passei metade do ano de 2016 a trabalhar num lugar que me dava muito tempo para ler e a outra metade desempregada. Claro que, se os meus outros planos para 2017 corressem bem, tempo para ler seria mais escasso, mas pronto. Desculpas haveriam imensas, mas a verdade é que li menos. Ainda assim, li 22 livros (23, se contarmos com um mini livro sobre inteligência emocional que nem dá para registar no goodreads). Cá estão eles, numa ordem aleatória de leitura:


E cumpri o objetivo de ler um livro (que não científico ou artigos, coisas de faculdade, etc) em inglês:



Segundo o goodreads, li 7107 páginas, nestes 22 livros, sendo o mais pequeno o Noites Brancas e o maior o Pensar Depressa e Devagar. Em média, os livros que li tinham 323 páginas. O mais popular é A rapariga no comboio e o menos popular é O livro secreto das vendas. Em média, classifiquei as minhas leituras com 4 estrelas.

Ao longo do ano fui fazendo reviews de várias destas leituras:
Li também, pela primeira vez, um ebook. Chama-se "Casais inteligentes enriquecem juntos", de Gustavo Cerbasi, e é sobre finanças pessoais, neste caso aplicadas às relações amorosas, e gostei muito! Este ano também li, pela primeira vez, alguns livros motivacionais e mudei muito a opinião que tinha sobre esse tipo de livros, mas sobre isso falarei noutro post.

Este ano comprei poucos livros, mas alguns foram para esta maravilhosa coleção. Também fiz dois posts com as minha seleções de livros preferidos, que podem ver aqui e aqui, se tiverem curiosidade. E, enfim, é este o meu ano em livros, resumidamente. Acho que vou definir um desafio com menos leituras para 2018 pois imagino que o tempo vá ser ainda mais escasso para tudo o que pretendo fazer. Podem ir acompanhando estas aventuras literárias no instagram e nas reviews que espero fazer ao longo do ano.

Vocês leram muito ou pouco? Tinham algum desafio, alguma meta? Qual foi o livro que mais gostaram de ler este ano e quais os que recomendam?

5 comentários:

  1. Não li tantos como tu, nem de longe, nem de perto. Da tua lista de leitura partilho " A Rapariga no Comboio"
    Feliz 2018!
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Quero mesmo traçar um desafio de leitura para o próximo ano! Vamos lá ver se consigo ;D feliz 2018!

    ResponderExcluir
  3. Li 2 livros este anos — eu sei, sou uma vergonha! Mas não tenho tempo!! Leio mais no verão quando tou de férias. Se for preciso leio um livro numa semana, mas quando tou a trabalhar acabo por não ler nada! Este ano nao conseguiste os 30, but that’s ok! Estou orgulhosa das tuas leituras na mesma eheh

    Ah e sim, essa coleção de livros é mesmo mesmo bonita!!
    Beijinhos e boas entradas!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  4. Também costumo fazer o desafio da Goodreads :)
    Da tua lista, apenas li «Sensibilidade e Bom Senso», mas tenho imensa curiosidade com «A Rapariga no Comboio», «Lolita» e «As velas ardem até ao fim»

    ResponderExcluir
  5. É assim mesmo, grande lista :) (ainda que não tenham sido 30, foram imensos!) Não sei quantos livros li, se calhar só uns 5 ou 6 (a partir do momento em que comecei a escrever exaustivamente a tese, já não li mais, mas agora que já acabei tenho de recomeçar), por isso se calhar preciso de uma app ou assim para quantificar e controlar :P Um dos livros que comprei este ano (ainda não li) foi o "Coração Impaciente", depois de ter lido a tua review... Por isso pode perfeitamente ser um dos primeiros livros de 2018!

    ResponderExcluir