quarta-feira, 30 de agosto de 2017

There is no such thing as too many books| O poder das pequenas coisas by Jodi Picoult



Claro que tinha que ler as últimas novidades lançadas pela minha autora de eleição. Claro que, mais uma vez, fiquei encantada com este livro. Como sempre. Embora considere que a intensidade deste livro tenha sido mais reduzida do que o costume, achei a história bem bonita.

Sinopse: "Ruth Jefferson é uma enfermeira obstetra com mais de vinte anos de experiência. Um dia, durante o seu turno, começa uma avaliação de rotina a um recém-nascido. Minutos depois é informada de que lhe foi atribuído outro paciente. 

Os pais do bebé são supremacistas brancos e não querem que Ruth, afro-americana, toque no seu filho. O hospital acede a esta exigência, mas no dia seguinte o bebé enfrenta complicações cardíacas. 
Ruth está sozinha na enfermaria. Deve ela cumprir as ordens que lhe foram dadas ou intervir? O que se segue altera a vida de todos os intervenientes e põe em causa a imagem que têm uns dos outros. 
Com uma empatia, inteligência e simplicidade notáveis, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão num livro magistral sem respostas fáceis"

Gostava que o final não fosse tão previsível e que não tivesse sido tão fácil todo o processo em tribunal. Senti que já escreveu outras histórias mais intensas e mais demoradas nesta parte que envolve advogados, testemunhos e tribunais, mas ainda assim considero que é um livro muito interessante. Bem escrito, como sempre, emotivo, envolvente... Não há como não gostar da Ruth e sentir empatia por toda a situação. Este livro tem o poder de nos fazer refletir sobre o dado adquirido que é sermos brancos e não sofrermos preconceito, por não sermos julgados à partida só porque a nossa pele tem outra cor, por nos serem dadas oportunidades e privilégios que nem nos apercebemos no nosso dia a dia. Sem dúvida que é um tema em voga, sempre atual e sobre o qual vale a pena pensar. 
Gostei muito deste livro, já há muito tempo que não lia nada com tamanha vontade. 

4 comentários:

  1. Parece mesmo interessante! Gosto assim de livros que abordem dilemas éticos! É muito interessante! E faz nos pensar nas coisas...

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada dela.. mas ando com imensa vontade e agora fiquei com mais :)

    ResponderExcluir
  3. Não sendo grande fã dela, parece promissor!

    ResponderExcluir