terça-feira, 15 de agosto de 2017

There is no such thing as too many books| O monte dos vendavais by Emily Bronte


Mais um da minha coleção de clássicos (e há que tempos que não compro nenhum para aumentá-la!). É daqueles livros que sempre ouvi falar e sempre pensei "um dia leio". Este ano chegou a vez dele, acredito que muito por causa de fazer parte desta coleção.

Ora então vamos à sinopse: "O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura."

Gostei muito de ler este livro, embora a sensação que tive, de início a fim, foi sempre de mal-estar, de desconforto. Não há cá uma bela história de amor, tudo cor de rosa e bonitinho. Esqueçam isso. É uma história de amor mais cruel, cheia de raiva, desejo de vingança, mesquinhez e negativismos. Senti-me sempre desconfortável ao ler esta história, de tão bem escrita que acredito estar. As personagens são intensas, cheias de emoção, pessoas reais com muitas coisas más e outras boas lá misturadas. Acho que caracteriza muito bem a natureza humana e de muitas relações doentias.
Recomendo muito a leitura, mas desenganem-se se pensam que vão ler o livro de forma prazerosa. É, como disse, um livro difícil por ser tão cheio de coisas negativas e nada o típico romance em que tudo acaba bem "e viveram felizes para sempre". Vale a pena ler. 

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu gostei taaaaaaaaaaanto desse livro. A Charlotte também escreve maravilhosamente. Tive pena por a Civilização Editora não incluir uma obra da outra irmã, a Anne.
    (Apaguei o outro comentário porque enganei-me a colocar uma vírgula u.u)

    ResponderExcluir
  3. Nunca li, mas está na minha lista à bastante tempo, só que ainda não consegui arranjar o livro a um preço acessível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta edição custa menos de 10€! Todos os livros desta coleção custam entre os 7 e os 10€. Valem muito a pena pois as capas são duras (e lindas)!

      Excluir
  4. Já li este livro há mais de dez anos. Andava com imensa vontade de ler por causa de uma música da Kate Bush que adoro e é inspirada neste livro.
    Gostava imenso de reler e adquirir um exemplar igual ao teu. Tenho o Anna Karenina nesta edição e é linda. Adoro.
    Do que me lembro, concordo que dizes. A memória que tenho deste livro é de ser uma história negra.
    Há uns tempos vi o filme e, apesar de ser com dois dos meus atores favoritos, não gostei muito. Foi super aborrecido, adormeci uma data de vezes e tive de puxar para trás. Mais um caso em que o livro é muito superior ao filme.
    Beijinhos e venham mais leituras :)

    ResponderExcluir
  5. Nunca li mas confesso que tenho alguma curiosidade :)

    ResponderExcluir