quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Mulheres são seres complicados

Estão a ver aquela coisa de as mulheres serem más umas para as outras? É tão simples quanto esta rivalidade que parece existir entre mães e filhas. Aquela coisa de apaparicar os homens mas preparar as mulheres sempre para o pior, para serem elas a cuidar de tudo. Senão vejamos:
a minha mãe limpa a casa toda, quarto do meu irmão incluído, mas nem entra no meu; arruma as tralhas de todos, menos as minhas;  guarda as roupas de todos, mas as minhas ficam em cima da cama para eu arrumar; faz o lanhe para toda a gente mas nem se diga a preparar-me um pão... São pequenas coisas e sei que não o faz com maldade, mas cai mal. Diz sempre "Oh, não faço para ti porque tu sabes fazer". Sim, mas o meu irmão e o meu pai também sabem preparar um pão, guardar a roupa deles nos armários deles, limpar o quarto deles etc e tal. 

Ai M, que mimada, também queres que a tua mãe te faça tudo. Não, não se trata disso. Tenho quase 25 anos, sou bem capaz de tomar conta de mim e das minhas coisas e a minha mãe (ou quem quer que seja) não tem obrigação de fazer nada por mim. Mas se faz para os outros de bom grado, podia fazer para mim também. Mas não, sou mulher, tenho que me desenrascar, não há cá mimos. E depois ainda nos admiramos que somos todas umas cabras umas para as outras, quando a competição começa em casa, desde pequeninas.

6 comentários:

  1. Em casa dos meus pais era igual... A minha mãe sempre fez o lanche ao meu pai mas a partir de certa idade deixou de fazer o meu. Eu era obrigada a ajudar em tudo mas o meu pai nunca tinha que levantar o rabo do sofá. Eu não me importava de ajudar mas cheguei a dizer à minha mãe que não éramos só nós que morávamos ali em casa. A desculpa dela é que eu tinha de aprender para fazer tudo em minha casa. Felizmente tenho alguém comigo que me ajuda. Nem poderia ser de outra forma. Mas que ele veio um pouco mal habituado de casa dos pais, lá isso veio. Já estava habituado a cozinhar, de resto quase zero.

    ResponderExcluir
  2. Em minha casa isso nunca aconteceu, também não tenho irmãos. Mas quando um de nós vai à cozinha perguntamos sempre aos restantes se querem alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Nós somos educadas desde meninas para sermos perfeitas donas de casa e de que devemos servir os homens. Para além de ser bastante machista, é uma forma que os homens arranjaram para nos dominar dentro de casa e agora somos nós que, inconscientemente, continuamos a realizar essa subordinação voluntariamente. As coisas estão muito lentamente a mudar mas ainda estamos presas. Há mulheres que continuam a ser empregadas de casa mecanicamente e transmitem essas obrigações para as filhas, há mulheres que são obrigadas ou levam uma tareia e há mulheres que são assassinadas quando se recusam a fazer um simples jantar. Tudo isso contribui para que continuemos a ser dominadas para fazer tarefas que nos são impostas com o rótulo "é coisa de mulher".

    ResponderExcluir
  4. Lá em casa, o único homem era mesmo o meu pai e sempre fez tudo, excepto passar a ferro. E continua a fazer tudo o resto. Cá por casa, igualmente. O B. faz tudo, menos passar a ferro. E é isso que incuto no meu filho. Não há cá diferenças nenhumas, nem admito essa forma de pensar. É uma discriminação e injustiça.

    ResponderExcluir
  5. Isso é discriminação !! Infelizmente ainda acontece . Foi a forma como foi educada , de certeza. Devias ter uma conversa séria com ela acerca dessa situação . Beijinhos

    ResponderExcluir