quarta-feira, 21 de junho de 2017

Vivo só para causar desgosto à pobre da minha mãe

A minha mãe é daquelas senhoras de idade (que exagero, só tem 45) que adora um paninho de renda, um naperon, uns bordados em ponto cruz. Agora até temos cada vez menos paninhos de renda por cima dos móveis, cá por casa, mas houve uma altura que tudo o que era superfície de madeira tinha um naperonzinho com rendas. Quem nunca, não é mesmo? É daquelas coisas que as mulheres valorizavam muito antigamente e que foi passando para as filhas, netas, etc, até aos dias de hoje. Felizmente, penso que essa modinha é cada vez menos apreciada entre nós, pelo menos entre as mulheres mais novas. Também com a crescente apreciação por modelos de mobiliário simples e em linhas mais modernas, bem como este gosto cada vez maior pelas casas em estilo minimalista e hygge-coiso, nem há tanto espaço para as avós, tias e mães começarem por aí a fazer rendas feitas loucas. Claro que nem assim me livrei de ter uma coberta toda de renda para pôr na minha futura cama de casal, que a santa da minha avó fez com muito amor e carinho.  Enfim, tudo isto para perceberem a ideia.

O que é que sucede? Sucede que eu adoro rendas, mas não é tricots nem crochets. E gosto de tudo muito simples e prático. A minha ideia de uma futura casa é um espaço minimalista, sem tarecos nem bibelôs, sem paninhos de renda, sem atoalhados para dias especiais. Isto é um desgosto para a minha mãe. Ela já se estava a preparar para fazer rendas em bico para colocar numas toalhinhas de banho (que iam acabar no armário sem terem uso, tal como as que ela tem e que nunca põe em exposição porque não podemos ter coisas bonitas com dois homens em casa). Lençóis com borda de renda também não é a minha cena. Pela experiência das coisas que a minha mãe tem desse género, deduzo que só servem mesmo para mostrar. Nunca houve um dia na minha vida em que pudesse, de facto, limpar as mãos a uma toalha com bordado ou rendas, porque "são toalhas só para enfeitar, não é para porem as mãos e sujar tudo, seus porcos! Não posso ter nada bonito!". Isto de estar a gastar dinheiro em toalhas só para ter em exposição em certo dias e depois a ocuparem espaço num armário não é coisa que me assista. 

Depois a minha mãe está louca para ter netos e parte dessa experiência de ter netos, para ela, é poder ir preparando um enxoval cheio de fraldas rendadas, babetes bordados a ponto cruz e aqueles desenhos horrorosos e gigantes nas fraldas que se colocam por cima do ovinho. Not for me either. A única coisa que eu gosto e que quero que a minha mãe um dia faça para os meus filhos é um tipo de manta em lã/algodão e que fica a coisinha mais riquinha e amorosa de sempre. Ela já fez para vender, inclusivamente, e ficam amorosinhos. De resto, eu quero tudo do mais simples possível. Não faz sentido nenhum para mim estar a comprar babetes para bordar a ponto cruz porque aquilo depois até é áspero e irrita a pele do bebé ao limpar. E ter fraldas todas pipis com bordados, desenhos pintados à mão ou bordinhas com meio metro de renda em crochet é uma estupidez. É para sujar, basicamente, não interessam todas essas coisas. Então anda agora toda entusiasmada a fazer dessas coisas para a minha prima e, de vez em quando, lá lhe sai um "tenho que fazer para alguém, já que tu não gostas de nada destas coisas" um bocadinho ressentido. 

Bem sei que estou a destruir um sonho de mãe, mas não gosto nem vejo para que é que aquilo me possa ser útil no futuro. Talvez vá deixando que ela faça uma ou outra coisa para não ficar tão triste. 

Mais alguém tem por aí paninhos de renda no enxoval, oferecidos pelas mães, avós e tias desta vida? Safaram-se das mantinhas em crochet? Acabei de me lembrar daquelas bolsinhas em crochet para pôr sabonetes e guardar em gavetas. Cá por casa ainda cheguei a ver uma dessas bolsinhas para pôr por cima do papel higiénico! Quem é que precisa de um paninho para tornar o papel higiénico mais bonito? God... Alguém tem disso por casa? 

6 comentários:

  1. Eu não :P e também não gosto mesmo nada! Por acaso tenho a sorte que a minha mãe é toda moderna e também detesta essas coisas. Além de não saber nem se interessar por costura de qualquer tipo. Tenho algumas tias bastante prendadas, mas têm um bom gosto incrível e fazem coisas maravilhosas para bebé :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho tantas coisas do género no meu enxoval ahah, não consegui escapar xD

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  3. Eu livrei- me disso tudo...a minha mãe tem praticamente 2 enxovais para dar e vender. O mais engraçado é que ainda tem coisas do seu próprio enxoval que nunca usou!

    ResponderExcluir
  4. Olha que eu tinha, sempre disse que não ia usar, mas agora dou por mim a ir buscar um paninho ou uma rendinha de vez em quando. Acho que compõe uma mesa! SHAME; eu sei!! =P

    Mas vá, no papel higiénico não tenho! =P

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderExcluir
  5. Acho isso de ter coisas só para enfeitar ridículo. E rendinhas e merdinhas dessas não é para mim, lol. Felizmente, a minha mãe tb não é dada a isso.

    ResponderExcluir