terça-feira, 27 de junho de 2017

Pequena questão

Preciso da vossa ajuda para dar por terminada uma pequena dúvida existencial. Nas vossas habitações, têm algum interruptor no quarto, perto da cama, que vos permita apagar a luz "do teto" ou esse interruptor encontra-se somente à entrada do quarto, junto da porta?

O meu namorado, tanto na casa dele como na dos avós, sempre teve um interruptor junto da cama para apagar a luz do quarto. Dá um jeito imenso porque pode ir para a cama com a luz acesa e depois apagar diretamente debaixo dos lençóis, quando assim desejar. Acaba-se aquele desconforto de ter que se levantar da cama porque se esqueceu de desligar a luz. Já na minha casa, temos interruptor junto à porta de entrada do quarto, dificultando a hora de deitar e apagar a luz. Quantas e quantas vezes tive que me levantar, depois de já estar bem quentinha na cama, porque me esqueci de desligar a luz... Isto na minha casa, na da minha avó, em todas as casas de todos os meus tios e, a bem da verdade, em todas as casas por onde já passei. A minha casa de estudante não tinha interruptor junto à cama, nem a casa das minhas amigas tem e nem mesmo as casas mais modernas onde já estive têm essa opção.

Ele acha que esta opção deveria ser standard, que toda a gente deveria ter um interruptor junto da cama (e eu também!) e nunca se tinha apercebido que, para a maioria das pessoas, não há cá essas mordomias. Só se apercebeu que é um privilegiado desta vida quando começou a ver outras casas e a conhecer a triste realidade da maioria de nós, comuns mortais que não nascemos com rabinhos virados para a lua. 

Digam de vossa justiça: têm ou não esta "funcionalidade" junto das vossas cabeceiras? 

20 comentários:

  1. Nunca vi tal coisa mas dava jeito ^^ No meu caso ligo o candeeiro de cabeceira quando me vou deitar. Apago a do tecto, deito-me e apago o candeeiro mas quase sempre vejo tv antes de dormir por isso não tenho grandes problemas. É só desligar a tv e dormir xD

    ResponderExcluir
  2. Em casa da minha mãe temos um interruptor de cada lado da cama, em todos os quartos. Na minha casa só tenho um interruptor do lado da cama (do dele!). Em todas as casas que passei de estudante sempre tive um interruptor ao lado da cama!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Em minha casa temos 3 interruptores por quarto! 2 de cada lado da cama e 1 junto à porta :) E a minha casa já conta com uns 17 anos (desde que começou a ser construída). Aliás apenas na sala e nas casas de banho é que só temos 1 interruptor :P
    Ao contrário de ti, acho que na minha família apenas a minha avó (que já tem uma casa com uns 40 anos) é que não dispõe dessa funcionalidade :P

    ResponderExcluir
  4. No meu quarto tenho interruptor mesmo ao lado da minha cama, precisamente por causa disso. É mais prático e bem mais cómodo! ;) ehehe já conhecia e quando mudei de casa quis que existisse um interruptor assim!|

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Só vi nos hotéis... E numa casa duns primos.
    Mas eu tenho candeeiro de mesa de cabeceira, portanto sinceramente o botão para o candeeiro do tecto não me faz falta...

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho e nunca tive em todas as casas por onde já passei. Só vi essa funcionalidade nos hotéis! Mas não me incomoda muito em casa porque tenho candeeiro na mesa de cabeceira e, antes de me deitar, desligo a luz de cima e ligo a da cabeceira :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro que tanta gente tenha respondido e, ainda por cima, quase todos com a experiência de ter essa funcionalidade, o que não estava nada à espera!

    Mesmo tendo candeeiro de mesa de cabeceira, acho que faz falta na mesma o interruptor da luz do teto ao lado da cama. O espaço que percorro entre desligar a luz do teto e ligar a do candeeiro é suficiente para bater contra a cama e fazer nódoas negras nas pernas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a quem o dizes, eu sofro tanto dessas nódoas negras causadas por "encontrões" com a mobília :/

      Excluir
  8. Não tenho mas dá imenso jeito. Penso que a minha avó tinha na aldeia.
    Em minha casa para além do candeeiro de tecto tenho os da mesinha de cabeceira que facilitam na hora de apagar a luz.

    ResponderExcluir
  9. Já vi mas não tenho em minha casa. Eu tenho de ligar o candeeiro da mesa de cabeceira para desligas o do tecto e depois sim deitar-me :)

    ResponderExcluir
  10. não tenho na minha casa atual...na casa dos meus pais tinha...porque já foi pensada assim. Na minha arranjei um candeeiro.

    ResponderExcluir
  11. acho que isso foi uma "moda" à uns anos, depois deixou-se de usar. os meus pais tem um apartamento no algarve com isso e sim dá mega, imenso jeito! :D

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  12. Conheço casas assim a minha não tem ... O que acho uma pena porque dá jeito :), as casas mais recentes já têm isso.

    ResponderExcluir
  13. Não tenho, mas reconheço que dá um jeito do caraças. Vou usando o candeeiro xD

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive, nas várias casas por onde passei (minhas e da minha família).
    Adoro, é super útil (e, honestamente, nunca tinha refletido sobre existirem casas sem essa opção)

    ResponderExcluir
  15. Não tenho, nem nunca vi em nenhuma casa, mas que dá um jeitaço, dá, com certeza!

    ResponderExcluir
  16. Por aqui só tenho um à entrada da porta, mas que dava um jeito, lá isso dava .

    ResponderExcluir
  17. Não tenho nem nunca tive, mas também já me ocorreu isso. Mas por outro lado, também gosto de ficar com aquele ambiente só com a luz da mesa de cabeceira, pelo que não me acontece com muita frequência deixar a luz do tecto acesa e depois ter que me levantar para a ir apagar.

    ResponderExcluir
  18. A casa dos meus pais tem isso, mas a casa onde moro não (casas antigas de Lisboa, alugadas). Recorro aos candeeiros de mesa/ cabeceira à beira da cama para evitar transtornos xD mas confesso que o apagar a luz do teto à cabeceira dá um jeitaço (mas se mudares a disposição do quarto pode já não resultar da mesma forma eheheh
    Beijinhos

    ResponderExcluir