segunda-feira, 5 de junho de 2017

Cabelo | escovas e pentes de madeira



Li algumas reviews sobre os efeitos fantásticos das escovas e pentes de madeira no cabelo e fiquei super curiosa. Como a minha escova normal já estava a ficar velhota, arrisquei e decidi comprar uma escova de madeira no ebay para experimentar. Os resultados? Excelentes!

Tenho cabelo comprido mas fino. Cabelos finos têm tendência a mais frizz e, cabelos com mais eletricidade estática têm tendência a formar mais nós. É difícil pentear um cabelo assim. Outra coisa que evitamos fazer quando temos cabelos com estas características é pentear o cabelo com uma escova. Raras são as vezes em que penteio o meu cabelo. Como é ondulado, fino e com tendência a ficar cheio de frizz, passar uma escova faz aquele efeito juba de leão que ninguém aprecia. A solução é ir passando os dedos para tirar nós e não danificar as formas naturais que o cabelo vai adquirindo. Contudo, é claro que temos que pentear os nossos cabelos! Penteio sempre que saio do banho e à noite, desde que descobri as escovas de madeira.

Quais são então as vantagens de pentes/escovas de madeira e por que é que são assim tão espetaculares?
  1. Como as cerdas são de madeira e não plásticas, não provoca eletricidade estática ao passar pelo cabelo, ajudando assim a eliminar o efeito frizz. Este foi o efeito que mais notei e de que gosto mais! Senti logo diferenças nas primeiras escovagens e é perfeito para cabelos como o meu.
  2. Excelente para cabelos finos (por causa da questão do frizz) e couros cabeludos sensíveis pois as cerdas não magoam e ainda estimulam o couro cabeludo a cada passagem. Uma vantagem em relação às escovas de plástico, que vão perdendo aquelas "bolinhas protetoras" em cada cerda, tornando as pontas duras, dando picadas e arranhando a cabeça.
  3. Depois de várias escovagens, os óleos naturais do cabelo vão ficando alojados na madeira, o que faz com que haja uma maior distribuição dos mesmos ao longo de todo o cabelo. Há, portanto, uma maior hidratação de todo o comprimento do cabelo.
  4. As escovas de madeira, por serem mais suaves e melhores para o couro cabeludo, potenciam a circulação sanguínea, o que é ótimo para a produção de óleos naturais do cabelo e para estimular o seu crescimento!
  5. Outra vantagem é que a maioria dos pentes de madeira tem dentes largos, tornando-os ideias para serem usados depois do banho, para tirar nós e para ajudar a manter a forma de cabelos ondulados e encaracolados. 

a minha é como esta, mas na versão low cost do ebay, aqui.
Comprei nesta versão retangular, enorme, e já fiz encomenda de uma mais pequena e arredondada. É mais prática para levar na mala, em viagens, quando ficamos fora de casa, etc. 
Para fazer a higienização das escovas/pentes, basta lavar com água corrente e sabão. 


Depois destas vantagens todas, não voltarei às escovas normais, de certeza! 

4 comentários:

  1. Bem, revi-me completamente no teu post, mas desconhecia essa maravilha.
    Acho que também vou investir na bela da escovinha de madeira, para ver se acabo com o frizz e nós e estrago menos o cabelo. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Talvez experimente quando tiver de trocar de escova! O meu cabelo é super super fininho e está sempre cheio de electricidade estática...

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de escovas de madeira por todos os seus benefícios confesso!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderExcluir