terça-feira, 30 de maio de 2017

Já sou adulta?

Não me sinto com a idade que tenho. Não sinto que tenha menos ou que estou muito velha ou coisa assim. Apenas não penso em mim como já tendo quase 25 anos. É esquisito até. Acho que passamos a nossa vida toda a pensar no dia a dia, nas coisas da rotina, focados nos estudos ou no trabalho e nem damos pelo tempo passar. Até agora estive sempre concentrada em acabar o curso e arranjar trabalho. Entretanto o tempo foi passando, já terminei o curso há quase dois anos, estou finalmente num trabalho estável. Só agora é que começa a cair a ficha de que já não sou assim tão jovem, tão criança. Claro que sou ainda muito nova, óbvio, mas já não sou nenhuma adolescente.

A nível de maturidade, de responsabilidade e todas essas coisas que chegam com a idade, não sinto grandes mudanças. Apenas uma calma maior, uma sensação boa de paz e de bem-estar com a pessoa que sou e com a vida que tenho. Diria que é essa a maior mudança, porque responsável e madura sempre fui. Acho que o factor de diferenciação e que me faz pensar na idade que tenho é mais a questão de já poder fazer coisas de gente adulta. Apesar de ainda não estar propriamente nessas condições, já posso começar a pensar em sair de casa como um projeto a curto prazo e não a longo prazo como até há uns anos atrás. Teoricamente, também já podia ter casado ou até ter filhos. Não é que agora tenha as condições ideais para tudo isso, mas se tal acontecesse, já não seria um escândalo ou precipitado... Já tenho amigos a viverem juntos, colegas que vão casar ou que já têm filhos. Já temos idade para isso, é a isso que me refiro. É esquisito porque parece que ainda ontem andava na escola ou estava a entrar na faculdade, a tirar a carta, tudo coisas que fazemos quando estamos naquela fase de transição para a vida adulta. Mas só agora sinto que sou realmente adulta. Agora que começo a planear o meu futuro a curto prazo, que os meus planos começam a estar ao meu alcance e não lá bem longe como quando os sonhei. Sei lá. É estranho mas tão bom! Finalmente sinto que estou a ter controlo sobre a minha vida, que posso começar a definir prazos e metas, que essas mesmas metas e planos estão ao meu alcance. E é tão bom! God, já faço 25 anos daqui a meia dúzia de meses.

7 comentários:

  1. Eu tenho quase 26 e não me sinto nada adulta. Já acabei o curso há muito tempo, já trabalho desde que acabei o curso, mas não me sinto adulta. Não sei o que sou. Ou uma criança no limbo lol sou responsável e isso tudo, mas cá por dentro sinto-me como se ainda tivesse 15 anos XD

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  2. Com 25 anos ainda tens muita vida para viver (= os filhos e o casamento podem esperar hehe. Mas é bom que sintas essa paz e que sintas que a tua vida está a avançar (; beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou com pressa! A questão é que já poderia fazer isso "agora", se quisesse. Isso é que me deixa com aquela sensação de estranheza de já ser adulta. A possibilidade de fazer essas coisas de gente crescida, se quiser :)

      Excluir
  3. Eu também não me sinto adulta com 25, mas sinto-me muito mais independente :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderExcluir
  4. Tenho essa sensação muitas vezes e tenho 28 anos e um filho de 8 ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 27 e não me consigo mentalizar que daqui a 3 anos chego aos 30. Como é que isto passou tão depressa??

    ResponderExcluir