terça-feira, 2 de maio de 2017

Haja paciência

Eu sou bastante cuidadosa na forma como escrevo e falo. Sou um bocadinho nazi da gramática e tudo, já admiti e penso que se nota em algumas coisas que vou escrevendo. Não quer dizer que eu não dê erros esporadicamente, não me engane ou não erre em nada. Também pode acontecer de saírem typos com a pressa de escrever, essas coisas. Toda a gente tem esse desconto, ninguém é 100% bom em 100% das coisas e em 100% das vezes. São coisas que acontecem e já me apanharam aqui em falta algumas vezes. Contudo, diria que essas falhas são uma exceção, coisas esporádicas, e não a regra. É até algo de que me orgulho muito, isto de saber escrever corretamente e de ter sido sempre a melhor aluna de Português enquanto estudei. 

O que me chateia é que pessoas que sabem menos do que eu e que, claramente, não sabem escrever, me venham corrigir. Não sei, acho demasiada hipocrisia. Mais concretamente: no meu primeiro dia de trabalho, a colega do escritório cujo email tenho que colocar em Cc, me ligou só para dizer que estava a dar espaço antes da vírgula e isso a chateava. Ou seja, eu tinha escrito em dois ou três emails, "Sr. X , " eu vez de "Sr. X,", por causa da pressa na edição. Estava a reencaminhar emails, só tinha que mudar o nome das pessoas de uns para os outros e, por lapso, em alguns escrevi o nome e dei espaço antes da vírgula que já lá estava. De facto fica feio, mas foi um claro erro de edição em dois ou três emails. Nem sequer fiz aquilo sempre, foi mesmo um lapso naqueles primeiros. Liga-me toda querida, que aquilo a irritava, que gostava das coisas todas certinhas. Muito bem, lá me justifiquei e tive cuidado nos próximos. Não voltou a acontecer. Engraçado é que, vendo os relatórios que a mesma pessoa tem vindo a escrever ao longo dos anos, constatei não só que a dita dá imensos erros, como não sabe colocar pontuação nem fazer grande sentido lógico na construção frásica. Deduzo que goste de ter as coisas "todas certinhas" mas não se importa que sejam mal escritas. Muito bem. Parece-me exagerado que alguém que dá tantos erros corrija uma outra no seu primeiro dia por causa de um erro de edição. Mas isso sou eu, que costumo olhar para mim primeiro, antes de criticar os outros. 


4 comentários:

  1. A sério????? Também nem tanto ao mar nem tanto à Terra. Não me parece que seja algo que se deva chamar a atenção, ainda por cima no seu primeiro dia! Menos.

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ai o que eu gostava de apanhar essa pessoa para a fazer descer do pedestal =p eu sou um bocadinho picuinhas com a ortografia, mas há erros e erros. E quando não se sabe fazer melhor, o melhor mesmo é ficar calado!

    ResponderExcluir
  3. Compreendo-te perfeitamente!!

    ResponderExcluir