quinta-feira, 20 de abril de 2017

Pessoas, aprendam de uma vez

Sabem aquelas pessoas que não sabem distinguir que assuntos se destinam a uma publicação no perfil e que assuntos serão mais indicados para uma mensagem privada? 
Normalmente são aquelas pessoas já mais velhas, que só usam o facebook para ver as cusquices das vizinhas e partilhar aquelas imagens ranhosas de "bom fim de semana" e mensagens correntes que acabam com toda a gente a dizer "amén" nos comentários. Ahhh, se isto não é um dos flagelos dos tempos modernos...

No outro dia, estava eu no facebook quando vejo que uma amiga de uma prima minha lhe tinha publicado no mural "Ola fui operada". Em primeiro lugar, revirei logo os olhos à falta de pontuação da frase. Pessoas que escrevem texto corrido sem pontuação, como se fossemos todos uns Saramagos desta vida, são outras que me enervam. Depois, nem acentuam as palavras, outra coisa que chateia. Passado o nervoso miudinho provocado pela frase em si, pensei com os meus botões que não sei por que razão a senhora achou que aquela informação deveria ser publicada no mural de outra pessoa. Tal fez-me lembrar que já não é a primeira vez que vejo semelhantes coisas nos facebooks alheios e não percebo a dificuldade de distinção entre informações adequadas ao perfil e informações que só devem ser partilhadas por mensagem privada. 

Eu não sou exemplo para ninguém já que quase nem uso o facebook. Vou apenas para ver as novidades e raramente publico o que quer que seja. Nem sou eu a pessoa que deve ser tomada como exemplo para tudo nesta vida, ninguém me nomeou rainha do mundo. Só não me parece que seja assim tão difícil pensar que há coisas que é melhor serem partilhadas de forma mais privada, mesmo não sendo assuntos sérios. É mais fácil mandar mensagem privada com questões, por exemplo, do que publicar no perfil e ter uma conversa nos comentários, que é outra coisa que vejo muito. É tudo uma questão de bom senso, mas, mais uma vez, é tão raro encontrar alguém que pense um bocadinho, nos dias que correm.


5 comentários:

  1. Subscrevo.




    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderExcluir
  2. Podes crer! Os posts com orações, posts com brilhantes a dizer "bom dia" e bonecadas foleiras e o pior é mesmo escreverem nos comentários o que devia ser dito em privado! Vou dar-te um exemplo, vi uma professora minha do Secundário a publicar: "O que recomendam para a diarreia? Já experimentei caldo de arroz e não funciona!" OMFG!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai adoro! Não posso crer! :) ahahaha Adoro que as pessoas nem pensem que, escrevendo comentários ou gostando de uma certa publicação, os amigos podem ver que fulano tal comentou na/gostou da página X. Essa história é ótima!

      Excluir
  3. Às vezes tenho a sensação que se trata de situações em que as pessoas nem têm noção que aquilo que estão a escrever para alguém em concreto vai ser lido por mais pessoas, por não perceberem mesmo a mecânica do FB. Mas também me causam vergonha alheia (tanta).

    ResponderExcluir
  4. Oh, como isso é verdade! Também vejo dessas pérolas :) não sei se as pessoas que o fazem não compreendem mesmo que é assim que funciona o facebook, ou se, simplesmente, não se importam com o facto de que toda a gente vai ver o que publicaram.

    ResponderExcluir