quarta-feira, 15 de março de 2017

Benefícios de saltar à corda

Quando desisti do ginásio e decidi começar a fazer exercício por minha conta, pensei logo em alternativas de exercício para fazer em casa nos dias em que estivesse a chover e não pudesse ir para a rua. Primeiro pensei no BBG, mas como já tinha tentado uma vez e desistido, pensei que precisava de algo diferente e que me desse mais gozo fazer. Não sei porquê, veio-me à ideia comprar uma corda para saltar à corda em casa. Nem tinha lido ou tentado saber mais sobre os benefícios e essas coisas todas, simplesmente decidi comprar porque era algo que eu gostava de fazer quando era pequena e que eu sei que é um bom exercício. 

Comprei a corda na Sportzone, uma corda básica que dá para ajustar ao nosso tamanho e que, ainda por cima, estava bem baratinha (acho que nem chegou aos 3 euros). No dia seguinte, queria começar a usar mas pensei "vou dar uma espreitadela ao youtube: aposto que há planos de treinos com a corda, já que há de tudo". E não estava enganada! Cliquei no primeiro video que encontrei e descobri este canal


Querem melhor motivação do que rapazes giros e musculados a saltar à corda sem camisola? It can't get much better than this! :) Há vídeos com treinos de todo o tipo: longos, mais curtos, para queimar gordura, para terem o corpo parecido com x e y, dicas, ajudas... Não sei o que podemos pedir mais. Há imensos vídeos, é só escolher. E mesmo noutros canais, certamente encontrarão coisas à vossa medida. 
Acho que, com a ajuda destes vídeos com exercícios mais específicos e com instruções, é mais fácil. Pelo menos, eu gosto de ter estas direções, ter alguém a mandar-me fazer coisas, mas também podem simplesmente saltar à corda como vos apetecer, na vossa velocidade, na vossa técnica, o tempo que quiserem. 

Posteriormente, fiz uma pequena pesquisa sobre este tipo de exercício e aprendi um bocadinho mais. Alguns benefícios deste tipo de exercício:
  • exercício completo e intenso que trabalha várias zonas do corpo como pernas, glúteos, abdominais, ombros e braços.
  • melhora a resistência física, aumenta a agilidade e fortalece o sistema cardiovascular
  • após o exercício, o ritmo metabólico continua acelerado, continuando a queimar calorias 
  • bastam 5 a 15 minutos por dia para começarmos a ver resultados.
  • promove a circulação sanguínea, prevenindo varizes e ajudando no combate à celulite
  • melhora a postura e o equilíbrio
  • queima até 3x mais calorias do que correr
Claro que, como em qualquer exercício físico, devemos ter sempre em atenção a nossa condição física e de saúde. Não estou a dizer que toda a gente pode e deve saltar à corda, cada um deverá ter os cuidados necessários antes de arriscar em qualquer atividade física (fazer exames, aconselhar-se com o médico, etc). Para mim tem resultado no sentido em que é uma atividade que gosto de fazer e que posso fazer em qualquer lugar, quando me apetecer, sem qualquer custo ou constrangimento meteorológico. Acho que é uma boa alternativa para quem não quer ou pode inscrever-se num ginásio, para quem não tem muito tempo livre para se dedicar ao exercício (5 a 15 minutos por dia ou 20 minutos 3x por semana, já é excelente!) ou para quem não gosta de ir para a rua caminhar ou correr. 

9 comentários:

  1. Pronto está na altura de comprar uma corda, quando passar por uma Sport Zone nao falhará :D

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  2. É coisa que nunca gostei mas que faz muito bem, faz!

    http://ayellowrain.blogspot.com

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  3. Adoro saltar à corda! A minha mãe ofereceu-me uma igual no Natal! Gosto taaaanto!! <3

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
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  4. Saltava imenso à corda quando era criança. Depois deste post talvez tente voltar a fazê-lo :) Beijinhos*

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  5. Já há algum tempo que ando tentada a comprar uma corda e esta publicação aguçou ainda mais a minha vontade!

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  6. O youtube é uma pequena maravilha. Comigo não resultava, porque em casa não tenho qualquer motivação. Tem que ser num ginásio, em aulas de grupo, com motivação. Caso contrário, não tiro o rabo do sofá :D

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  7. Great post dear

    Have a nice day! :)

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  8. Quando era miúda saltar era um hábito. Agora já não.
    Mas quem sabe :)
    Beijinho

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