quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

There is no such thing as too many books | A morte de Ivan Ilitch by Lev Tolstoi



Este livro é pequenino e, a versão que eu li, contém dois contos: A Morte de Ivan Ilitch e O Diabo.

A Morte de Ivan Ilitch relata, precisamente, a morte desta personagem. O livro começa com os colegas de trabalho de Ivan Ilitch a falar sobre a sua morte e a discutir possíveis promoções e progressões na carreira, agora deixadas em aberto, prossegue com o velório e depois conta a história da personagem principal desde a infância até que morre.  Não vou contar nada para não estragar a leitura a possíveis interessados, mas posso dizer que é um dos livros que mais gostei de ler até agora. Fala da vida e da morte de uma forma crua, mostrando a sua inevitabilidade. A fugacidade da vida, dos momentos que passam enquanto achamos que ainda temos muito tempo e a dificuldade na aceitação de algo inevitável, a morte. Gostei particularmente da lucidez da personagem, nos seus momentos finais, e da forma despreocupada e quase desinteressada como são descritas as outras personagens e a sua reação perante a morte. Fez-me pensar que realmente nascemos sozinhos e partimos sozinhos, vendo a morte como algo, acima de tudo, solitário. Gostei muito.

O Diabo conta uma história de luxuria e tentação, bem como a luta pelo comportamento moralmente e socialmente aceitável. A personagem principal passa toda a história a viver a dualidade entre o desejo pela camponesa com quem tinha encontros enquanto solteiro e a responsabilidade moral para consigo e sua esposa, numa culpa que só termina com o final do livro também. Não contarei o final, mas admito que gostei e achei mesmo típico de Tolstoi. Fez-me pensar, em certos pontos, no livro Anna Karenina, também do mesmo autor. Também gostei!

Em suma, este livro mostra-nos que não é necessário um livro gigante com milhares de páginas para termos uma leitura que prende e que intriga, uma obra-prima. Recomendo!

10 comentários:

  1. uuuh tenho q ler!
    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Aiiii... Fiquei super curiosa! Mas não posso comprar mais livros agora :(

    ResponderExcluir
  3. This book's intriguing... have to check it out.
    Yes, I would love to follow each other. I just followed your blog :)

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  4. I haven't read that book yet, but seems great!

    Would you like to follow each other? Let me know, I always follow back <3

    ResponderExcluir
  5. I have read very little of Tolstoi but I hope to improve this year!
    I am following you my dear!

    Kisses!

    ResponderExcluir