domingo, 22 de janeiro de 2017

O meu Bullet Journal

No outro dia disse aqui, de passagem, que comecei um Bullet Journal. Já há muito tempo que ia ouvindo falar disto e sempre tive curiosidade, mas no início do ano decidi averiguar melhor afinal do que se trata. Basicamente um Bullet Journal é uma espécie de diário e agenda, onde podemos ir construindo as páginas à nossa maneira, dando ênfase às coisas que nos são importantes e usando a nossa criatividade. Sinceramente, achei ideal para mim! Eu sou a mulher das listas e listinhas, gosto de apontar tudo, adoro agendas e já tive muitos diários enquanto criança por isso, porque não experimentar? É uma coisa que dá trabalho e pode ser visto como um pouco infantil, vá, mas tudo depende da perspetiva que lhe queremos dar e do nosso próprio gosto pessoal. Não temos que encher tudo de bonecada, podemos fazer algo mais simples.



Decidida a fazer um Bullet Journal, o primeiro passo foi procurar ideias no Pinterest. Como nunca tinha feito nada do género, segui imensas dicas e copiei alguns designs de que gostei muito. O segundo passo foi comprar um caderninho todo pipi porque, sinceramente, para mim faz toda a diferença ter um sítio bonitinho onde escrever. Optei por um caderno grosso da Tiger, sem linhas, para poder fazer e desenhar o que me apetecer sem limites. O terceiro passo é decidir o que incluir no nosso Bullet Journal, o que faz sentido para nós ter em evidência, o que queremos apontar... Eu incluí uma página para: índice, calendário anual, ideias, objetivos do ano, objetivos de poupança, o ano em pixels (onde apontarei como foi cada dia, segundo um esquema de cores), lista de livros e lista de filmes. A partir daí terá uma calendarização para cada mês, incluindo tarefas a fazer, aniversários, detalhes de gastos, um tracker de hábitos que quero manter, memórias do mês e uma entrada para as coisas que estou grata nesse mês e uma parte dedicada ao blog (posts, estatíticas, ...).  O objetivo é ir fazendo a calendarização mensal à medida que os restantes meses chegam, por isso neste momento só tenho planner de Janeiro. 

Vamos às fotos. Estas foram tiradas ainda na fase de construção do Bullet Journal, sem nada escrito e sem cores. 

 Para dar mais cor, pintei com lápis de cor todas as caixas de títulos. No calendário anual, pintei também a barra dos dias da semana e usei cores para apontar dias importantes (aniversários, feriados).


Pus a página dos objetivos apesar de não ter objetivos traçados, mas sim coisas assim mais gerais. Dividi por secções (pessoal, saúde, leituras, tempos livres e blog). Na página ao lado tem o separador "ideas" para apontar ideias ou coisas que surjam. 

Estas foram ideias completamente copiadas do Pinterest porque achei mesmo engraçado! O primeiro gráfico vai dar uma paleta de cores bem gira para no final do ano ver como foram os meus dias em 2017. Cada quadricula será pintada com a cor do dia (bom, normal, mau, ...). Achei curioso. E a parte do frasco das poupanças é super amorosa, tinha que ter igual!

Estas são as minhas páginas preferidas. Achei super criativo e copiei descaradamente a ideia. No primeiro, uma estante com livros para depois ir apontando e pintando o que li. Espero preencher isto tudo :) E o dos filmes é simplesmente maravilhoso (abençoada pessoa que teve a ideia!). Pode ser que dê mais motivação para ver filmes este ano, já que no ano passado foi a desgraça.

Estas páginas já são as dedicadas ao mês. Em Janeiro decidi fazer uma planificação mensal porque não tenho ainda nada marcado nem penso ter muitos compromissos para apontar, por isso estes quadradinhos chegam. Também dá para fazer disposição semanal ou diária, depende de como cada um gosta mais de se organizar. Na página do lado tenho um espaço para afazeres, aniversários, gastos e o quadro dos hábitos. Adorei esta ideia porque podemos adicionar tudo o que queremos! Quis ver se conseguia manter o foco no ginásio, na água que bebo, hair care, hábitos de alimentação e sono, leituras e filmes e saídas com o namorado. Como gosto de, no final do ano, saber as coisas que fiz e isso, acho que vai dar jeito e, acima de tudo, vai ser giro ver quantas horas li ou quantas vezes fui ao ginásio, etc. Para um control freak é daquelas coisas que dá jeito e podem-se adicionar os hábitos todos que quisermos. Eu já me lembrei de mais para o próximo mês!

 Estas fotos não são as melhores, mas é o que há do antes e não quero tirar agora com coisas já escritas. É para escrever as memórias do mês (como já fiz no ano passado, mas em folhas separadas) e a entrada da Gratidão, para escrever coisas de que estou grata a cada mês.

Por fim, a parte dedicada ao blog,


Eu sei que foi um post longo, mas algumas pessoas mostraram interesse em ver. Devo só acrescentar que está bem mais bonitinho agora, que começa a estar mais preenchido e com mais cor. Estou a gostar muito da experiência de todo os dias ir apontar qualquer coisa, está a ser giro. Claro que só me dei a este trabalho todo porque não tenho mais nada que fazer da vida, mas quem tiver interesse em fazer um pode muito bem dedicar uma manhã de fim de semana, por exemplo. O resultado final compensa muito!

21 comentários:

  1. Respostas
    1. então agora que já está mais preenchido e tem mais cor, é que está fofinho (modéstia à parte) :)

      Excluir
  2. Adorei, acho a ideia muito boa e adoro as páginas que aí tens!

    ResponderExcluir
  3. É dos mais bonitos que já vi *-* Fiquei com imensa vontade de fazer um para mim.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Adorei a ideia!!! Está super giro e fiquei cheia de vontade de também ter um... mas, como bem referes, acredito que dê uma trabalheira desgraçada e, para além disso, eu tenho pouco jeito para estas coisinhas artísticas!

    Beijinhos,
    Salomé (aquela que já lê o teu blogue há muuuuitos anos e que te seguia no instagram - eliminei o instagram há uns meses, mas continuo a ler religiosamente o teu blogue!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Salomé! Andei feita louca à tua procura no Instagram mas sem sucesso! Já tenho saudades de saber da tua vida :p Quando voltares (se voltares) não te esqueças de me avisar por favor. Espero que esteja tudo bem contigo. Vai dando notícias. Beijinhos

      Excluir
  5. está mesmo giro, o meu ao lado do teu está uma bela cagada xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostra o teu! Adoro ver estas coisas :)

      Excluir
  6. está tao giro! que paciencia do caraças pá! eu agora aponto tudo no telemovel e tá bom xD não tenho jeitinho nenhum para estas coisas fofas XD

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  7. Great post.
    Do you want to follow each other on GFC? If yes, tell me on my blog and I will follow you back.
    Best wishes, Moni from Glam & Shine

    ResponderExcluir
  8. MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!! A sério! Quero um igual! <3 És tão fofinha! A sério! Mostra mesmo que és uma pessoa delicada este post. Adorei =D

    um beijinho dourado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, obrigada! É assim, isto até fica mal saído de mim e tem a sua validade, mas costumam dizer que sim, que sou uma querida (passado a fase inicial em que percebem que também sou um bocado bruta e de mal com tudo :p ahaha). Mas delicada, nestas coisas, sempre fui :) Obrigada!

      Excluir
  9. Está mesmo giro! Parabéns!!
    Adorei a ideia dos livros e dos filmes :) quem sabe não faço um para o ano.

    ResponderExcluir
  10. Está mesmo bonito! Sempre que vejo exemplos destes, fico com vontade de fazer um! :p Mas depois lembro-me que prefiro ocupar o tempo com outras coisas e que não tenho assim tanta paciência e a ideia acaba sempre por morrer... :/
    Beijinho*

    ResponderExcluir
  11. Que giro! Assim que mencionaste isso fiquei com a pulga atrás da orelha e mal vi no insta que tinhas feito este post fiquei muito satisfeita! Pelos fotos está muito giro e parece ter dado muitooo trabalho! Há ideias que quero copiar. :)

    ResponderExcluir
  12. Está tãoooo giro!
    As páginas dos livros e filmes estão um amor, bem estão todas!

    ResponderExcluir
  13. Adorei!! Gostei especialmente da página com os quadradinhos, com as cores a representarem o teu humor, do jarro da poupança, e das páginas de livros e filmes!! Podias ir mostrando como vai funcionando ao longo do ano :))

    ResponderExcluir
  14. Uau!!! Eu não sabia o que era e agora que mostraste..., mas que jeito tu tens, está lindo lindo!!!
    Há ideias muito giras, mas confesso que adorei a página da gratidão :)
    Lindo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  15. Está muito giro! Obrigada por me dares o link. Quando fizer o meu, duvido que a letra fique tão fofa e bonita.
    Beijinhos

    https://mycurlycraziness.blogspot.pt

    ResponderExcluir