quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A moda das leituras

Numa breve leitura de posts de objetivos de ano novo, constato que cada vez mais há pessoas que definem como objetivo para o ano "ler mais". Apesar de achar isso fantástico, confesso que parece que ler é quase obrigatário, por estes dias. Não que isso tenha mal!, mas parece que agora as pessoas todas têm que ler e gostar de ler para serem "normais". Acho ótimo que se queira ler mais, eu própria me meto nestas coisas dos desafios e não estou a criticar, apenas me parece que há uma quantidade absurda de gente que lê só porque os outros lêem. É tipo a moda das corridas: ninguém ligava nenhuma a isso, de repente toda a gente começou a correr e quem não corria parece que se sente obrigado a correr para não ir contra a maré. Mais uma vez, contra mim falo, que nunca corria na vida e agora dou por mim a ter como objetivo anual "correr mais". Mas, enfim, estávamos a falar de livros. Acho que é fantástico que as pessoas comecem a ler mais e se interessem cada vez mais por livros. Ler só faz bem! Estes desafios deveriam era estender-se a pessoas mais jovens, tipo adolescentes, que é aquela categoria de pessoas que me parecem interessadas em tudo menos em ler (não todos, obviamente). Se estes objetivos e pequenos desafios levarem mais e mais pessoas a pegar em livros, a descobrir autores, a ler clássicos, tanto melhor! Não faz mal a ninguém e ainda ajuda a economia. Sou toda a favor destes novos hábitos. É que, parecendo que não, cada vez há mais pessoas a preocuparem-se com a saúde por causa destas modas das corridas e de ser fit, da mesma forma que espero que haja cada vez mais gente culta, informada e interessada por livros, com esta moda das leituras. É sempre uma win-win situation!


(Mas não vamos falar daquelas pessoas que lêem 200 livros por ano, que fico deprimida)

9 comentários:

  1. acho que leres 30 livros num ano já é um mega accomplishment! gostava de ser como tu xD

    r: obrigado pelo apoio ;)

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  2. Assim que comecei a ler o post fiz logo a comparação com as corridas, depois percebi que também a tinha feito! Ainda assim se esses desafios ajudarem a ler mais, sou a favor ;)

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Ler é maravilhoso, sempre gostei. Não me meto nesse tipo de desafios porque não sei o dia de amanhã e isso pode não me deixar terminar o desafio. Acho também que cada livro deve ser lido e apreciado com calma e não numa "corrida" para começar logo a ler o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão: pode acontecer alguma coisa que não nos permita alcançar o objetivo final do desafio, mas o engraçado dos desafios é isso mesmo! Tentar cumpri-los, mesmo com as contrariedades do dia-a-dia :) Mas também concordo que estes desafios acabam muitas vezes por colocar muita pressão e os livros acabam por ser devorados só para fazer número e não aproveitados como devem ser. Depende muito dos objetivos e ritmos de leitura de cada um.

      Excluir
  4. Todos devíamos ler mais, enriquece-nos :)

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo, mas lá está, pelo menos é uma moda "boa"... :)

    ResponderExcluir
  6. Não costumo assumir esses desafios, porque nem sempre tenho o tempo que gostaria, mas sempre fui daquelas pessoas que devora livros :) adoro, adoro. Mas, tal como as corridas, é uma moda das boas! Que haja muitas assim, só faz é bem.

    ResponderExcluir
  7. Achei piada a este teu post :)
    Por acaso, também me apercebi disso neste final/início de ano. Vi muitos posts sobre isso. E confesso que, inspirada por "esses posts", também decidi desafiar-me!
    Para mim foi um voltar às origens. Gosto imenso de ler e, por ser disléxica, preciso mesmo de o fazer (ajuda-me a espantar os restícios da minha dislexia, que nunca desaparece por completo e que piora com a ausência de leitura). Mas este ano que passou, com a gravidez, não tive paciência nenhuma. E ver todos esses posts arrebitou-me a vontade!
    Parece uma moda, mas como dizes, venham mais destas modas :)

    ResponderExcluir
  8. Por acaso é uma "moda" na qual ainda não reparei, acho que só quem já gosta muito de ler mas não tem tempo é que diz que quer ler mais como objectivo.

    ResponderExcluir