quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Vantagens do ginásio

Desde que me inscrevi no ginásio, pouca coisa mudou fisicamente e que seja visível, mas há imensas coisas que mudaram para melhor na minha vida. Os meus pais estão-me sempre a dizer "vais ao ginásio e continuas igual, não emagreceste nada!" (uns queridos!), mas eu noto muitas diferenças além do peso (que diminuiu sim, embora pouco).
Tirando a parte óbvia de estar a diminuir a percentagem de gordura corporal, de me sentir mais saudável, com menos preguiça, mais enérgica e mais "durinha" em certas partes do corpo, há muitas outras coisas que apontaria como vantagens do ginásio.

Em primeiro lugar eu nunca suava. Não que eu goste particularmente de me sentir suada, mas faz bem pôr estas coisas cá para fora. Antes, mesmo que fosse fazer uma espécie de corrida ao parque, não suava quase nada. Agora até sem fazer exercício intenso suo. Também comecei a beber muito mais água, não só por imposição própria mas porque sinto mais sede. Sinto que o meu metabolismo está a funcionar melhor. Já não sinto que vou morrer se tiver que subir escadas ou correr para o autocarro. Já sou mais capaz de reconhecer o meu corpo, os meus limites e superá-los. Os sintomas físicos pré e durante a menstruação estão tão atenuados que às vezes nem me lembro que estou com o período, é fantástico! Sinto-me com mais energia. E, claro, a nível mais pessoal, fazer exercício pode ser uma forma de melhorar a nossa autoestima e autoconfiança, o nosso valor próprio enquanto pessoas capazes de superação. Sem falar em todas aquelas endorfinas que se soltam após cada treino e que nos deixam com a sensação boa de dever cumprido.

Nesta fase da minha vida em que não tenho trabalho, ir ao ginásio é uma boa rotina para me manter ocupada, entretida e de bem com a vida, fora as questões da socialização. Eu penso que, quanto mais velhos ficamos, mais difícil se torna fazermos novas amizades e conhecer tanta gente nova e ir travando tantos conhecimentos pode ser bom também nesse aspeto.
Está a ser uma experiência muito positiva, ao contrário do que esperava quando me inscrevi. Estou a gostar muito de ir, de conhecer mais pessoas, de conseguir fazer sempre alguma coisa diferente. O ginásio estreitou a minha relação com uma pessoa que já conhecia mas agora considero uma amiga e que muito me tem feito bem nestes últimos tempos, só por isso já vale a pena. Fora os momentos de riso provocados por algumas personagens que lá andam :)

6 comentários:

  1. Eu pessoalmente também gosto muito de ir ao ginásio exactamente por isso!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderExcluir
  2. AAWW eu gostava de ter mais tempo para ir ao ginásio! mas nao tenho tempo e sinto-me bue culpada por isso xD

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que dizes, eu também sou fá de desporto que me faz bem ao corpo e à alma :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei tanto de ler este post! Como alguém que adora ir ao ginásio (o que foi uma descoberta surpreendente, já que eu nunca tinha feito exercício e detestava correr) fico muito entusiasmada quando encontro outras pessoas que partilham da mesma opinião.

    Tal como tu também não perdi muito peso (mas também nunca tentei perder), e sei que deve haver quem olhe para mim e pense que vou tanto ao ginásio e não estou nada mais magra. Mas estou tão mais forte e mais feliz! E também tive a sorte de me inscrever num sítio que tem um ambiente incrível, adoro as pessoas e os instrutores, tenho sempre vontade de treinar mais.

    Ainda bem que também está a ser uma experiência muito boa para ti :) Vamos mudar as opiniões pré-concebidas e tontas que as pessoas têm sobre ir ao ginásio, um post de cada vez! :)

    ResponderExcluir
  5. O ginásio é óptimo para relaxar e arrumar as ideias. E há sempre gente que nos faz rir com as suas figuras :p

    ResponderExcluir