quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Um ano em filmes

Este ano o meu grande objetivo era ler mais e acabar séries que tinha em atraso. O que acabou por acontecer foi que me dediquei imenso às leituras, comecei a seguir mais séries e os filmes ficaram para último plano. 
É uma lista vergonhosa, menos de 30 filmes num ano, mas pronto, foi o que se arranjou. O objetivo era ir publicando os filmes que tinha visto em cada mês, mas rapidamente perdi a vontade. Fiz só em Janeiro e podem ver aqui os primeiros 10. Aqui segue a lista e uma pequena review dos filmes que vi neste 2016 que está quase a terminar.


Trainwreck (6.3) - É sobre uma jornalista com medo de relacionamentos e de compromissos, até que conhece um "good guy" e tem que enfrentar esses medos. Não gostei muito. É mais um daqueles filmes assim para o insossos, sem grande envolvimento, que não serve para mais do que passar um bocado de tempo. Fraquinho, na minha opinião. 

Flipped (7.7) - Deste gostei muito, achei super fofinho! O filme gira à volta da história de amor de dois vizinhos que são, aparentemente, o oposto um do outro. Vai mostrando a vida deles desde crianças, numa reviravolta de sentimentos entre ambos. Achei tão amoroso! Recomendo.

No country for old men (8.1) - Foi um dos que mais gostei de ver este ano. É um filme mesmo bom, com uma interpretação assustadoramente boa do Javier Bardem que está excelente de tão mauzinho que é. Não é à toa que o filme tenha ganho quatro óscares em 2008. É sobre um negócio de drogas que acabou por correr mal e tudo o que se desenvolve a partir desse momento, com alguma violência à mistura. Recomendo muito!

Before we go (6.9) - Confesso que estava à espera de mais, mas acho que o problema é meu, que já não sou tão apreciadora deste tipo de filmes como era antes. O filme é sobre dois estranhos que se conhecem na sequência de um assalto e acabam por passar a noite em Manhattan, juntos, deixando crescer um certo sentimento entre ambos. Achei assim meio para o morno, um daqueles filmes sem grandes momentos altos. Valha-nos os atores principais, que são tão giros. 


Home sweet hell (5.4) - Estava à espera de um filmezinho daqueles cócós, levezinhos, só para passar a noite. Um com a Katherine Heigl pareceu-me indicado, ainda para mais sendo que seria sobre ela ter a vida perfeita e descobrir o affair do marido. Não estava à espera de uma masterpiece mas dentro do género dos que ela faz, pensei que seria mais ou menos bonzinho, naquela de ele redimir-se dos casos extraconjugais e ficarem bem e felizes para sempre. Mas não! Péssimo! Acho que é mesmo dos piores filmes que já vi na minha vida, uma coisa assim mesmo disparatada. Começa como uma espécie de comédia romântica mas acaba como um pesadelo, com cenas mesmo estúpidas e com rasgos de quase terror. Não gostei mesmo nada, mas a culpa foi minha, que não procurei uma review antes de sacar. Não vejam, a sério. 

Joy (6.6) - Foi muito falado na altura e até nomeado para óscares, tinha a Jennifer Lawrence como atriz principal e eu ja estava rendida só por aí. Ainda por cima conta a história de uma mulher de garra, que consegue os seus objetivos e vingar na vida como grande empresária. Tinha tudo para dar certo. Mas não, não foi nada de especial. A interpretação dela não é nada de mais, a história em si não é nada de mais também... É um filme mediano, bonzinho. Nada de outro mundo, nada de especial, nada que me faça pensar em nomeado para óscar, sinceramente.

Carol (7.2) - Deste já gostei bastante mais! Baseia-se na relação que uma aspirante a fotógrafa desenvolve com uma mulher mais velha e tudo o que daí possa advir, numa história que nos mostra a posição da mulher naquela altura e a controvérsia à volta da homossexualidade. Gostei muito, achei o filme bastante bonito, delicado. A relação entre ambas foi bem captada. Recomendo. Isto já está mais próximo de um filme nomeado para 6 óscares :)

The Hateful Eight (7.9) - É um filme do Tarantino e só esta descrição bastava para sabermos que é longo e cheio de sangue :) Eu gostei. Achei que havia por ali algumas coisas um bocadinho desnecessárias, com muita violência à mistura, mas ainda assim tudo muito bem conseguido. Sei que na altura da estreia não gerou consenso, houve quem achasse um bocadinho exagerada tanta violência, mas eu até gostei. Gostei muito do desenvolvimento das personagens, é daqueles que ficamos até ao fim a tentar perceber "quem são os bons e quem são os maus". Relata a história de um caçador de fortunas e da sua prisioneira, até ao momento em que têm que habitar uma cabine cheia de personagens igualmente estranhas. Tudo o que se passa desde o momento em que todos estão juntos é puro suspense, intriga e jogo de poder. Recomendo muito.


Spotlight (8.1) - Vi em casa de uns amigos, numa noite de preguiça e com muito sono. Admito que houve partes que adormeci porque já era tarde e eu estava a morrer e isto em nada tem a ver com a qualidade do filme. Porque o filme é muito bom mesmo. O filme é sobre a história verídica de como um jornal tornou público um escândalo sobre pedofilia associado à Igreja. Gostei principalmente por se tratar de uma história infelizmente tão presente ainda nos dia de hoje, um tema que tem muito por onde se pegar. As interpretações são muito boas, o filme está mesmo mesmo bom, tendo ganho dois óscares. 

Room (8.2) - O meu preferido deste ano! Conta a história de um rapazinho que vive um mundo de fantasia criado pela sua mãe, uma rapariga que foi raptada e que acabou por ter um filho do seu raptor. Gostei tanto! É um filme cru, duro. A interpretação da Brie Larson é irrepreensível, tanto que ganhou o Óscar para melhor atriz num papel principal, e o miúdo também esteve tão, mas tão bem... 
Sem dúvida que aconselho!

Ted 2 (6.3) - Não é um filme brilhante, mas não está nada mal para filmes do género. Já tinha visto o primeiro, quis ver esta continuação. É engraçado.

The usual suspects (8.6) - Um filme de 1995 que eu não teria escolhido ver, mas que vi com o meu namorado e gostei. O filme decorre de um interrogatório a um dos únicos sobreviventes de uma explosão num cais que provocou dezenas de mortes. O suspeito conta a história sobre os eventos que levaram a que ele e mais quatro criminosos estivessem no local do crime, deixando dúvidas sobre a sua veracidade. O Kevin Spacey está tão bem neste filme que até ganhou o Óscar para melhor ator secundário. Recomendo!


Deadpool (8.1) - Como tenho visto com o meu namorado filmes de super heróis, decidimos arriscar neste. Não é dos meus preferidos, mas não é mau. Este herói ganha pontos por ser engraçado, por aquele humor negro. Não há muito a acrescentar. 

Watchmen (7.6) - Mais um filme se super heróis, mais um filme sem muito a acrescentar. Vê-se bem, mas não é nada de especial. 

Predestination (7.4) - Para a sua última missão, um agente temporal tem que perseguir um criminoso que lhe tem escapado. Esta perseguição torna-se numa exploração única de fé, amor e identidade. 
Mais um dos meus preferidos deste ano. Gostei mesmo muito, eu que adoro filmes com aqueles twists finais. Recomendo!

Psycho (8.5) - Um filme velhinho, velhinho, velhinho, daqueles que só vi por ser um clássico. E fiquei muito surpreendida por ter gostado tanto! É a história de uma mulher que, após roubar uma quantia enorme de dinheiro ao amigo do seu patrão, se hospeda num Motel de onde nunca mais ninguém a vê sair. Familiares e amigos começam as investigações para a encontrar, mas o que descobrem é algo relacionado com o motel e os seus donos. Imperdível mesmo. Para quem já viu o filme, existe uma série inspirada nele, chamada Bates Motel, e que tem dado muito que falar. Está na minha lista!


The secret life of pets (6.6) - Um filme de animação daqueles com personagens bem fofinhas, só para desanuviar dos filmes com muito drama. Gosto muito de filmes de animação e gostei muito deste, apesar de não achar que seja um filme assim para o espetacular. Conta a história de Max, desde a sua vida pacata até à chegada de um novo cãozinho lá a casa, onde começa toda a aventura. Recomendo principalmente a quem tenha crianças, já se sabe que eles deliram com estas coisas :)

Me before you (7.5) - Quem não viu o filme ou não conhece a história? Pois, acho que já toda a gente está a par. O filme é sobre uma rapariguinha muito estranha e o laço que ela forma com o patrão, um rapaz paralisado que quer morrer. Não gostei particularmente da história em si, achei mais do mesmo e cheia de clichés, apesar do final ser diferente do que eu estava à espera. Mas achei o desenvolvimento das personagens bastante bem conseguido e o papel que a Emilia Clarke (de quem eu sou super fã e por quem tenho uma big girl crush) é simplesmente maravilhoso. Ela é tão querida, tão engraçada, tão diferente do que estamos habituados a ver em GoT. Gostei muito muito dela neste filme, mais do que do filme propriamente dito. Mas se são daquelas que se pelam por filmes próprios para grandes choradeiras, go ahead! :)

Sausage Party (6.4) - Oh pá, se pensam que podem ver este filme de animação com uma criança, esqueçam lá a ideia. Eu sinceramente, agora que penso, não sei do que estava à espera de um filme que se traduz, na sua forma literal, para festa da salsicha, mas a minha mente ingénua esperava um filme inocente sobre comida. Na verdade não deixa de ser um filme sobre comida, só que de inocente não tem nada! Está cheio de piadas sexuais, puns, humor negro. E gostei, achei muito engraçado, mas como não era isto que eu esperava, houve partes em que fiquei tipo "wtf?"... Mas recomendo, é engraçado, tem a sua piada. 

E foi isto, o meu ano em filmes. Foram poucos, mas no geral penso que foram bons. Se pudesse voltar atrás não tinha visto dois ou três desta lista e tinha-os substituido por algo melhorzinho, mas pronto, é viver e aprender. Para a próxima vou estar mais atenta às reviews e ao imdb. 

Viram algum destes filmes? Que filmes assim mesmo mesmo bons viram este ano e que recomendam muito? Contem lá, que é para em 2017 aumentar esta lista vergonhosa! :p


17 comentários:

  1. Estão aí filmes muito bons!
    Dessa lista só vi o " Me Before You" e " The Secret Life of Pets", tenho que ver os outros.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê vê, tem aqui muitos muito bons mesmo :)

      Excluir
  2. Adorei esta tua partilha. Nós vemos imensos filmes mas geralmente são antigos (DVD's em promoção) por isso aqui temos excelentes sugestões para vermos online :) Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muitos outros que adorei e posso recomendar, se quiseres :)

      Excluir
  3. Vi alguns filmes da tua lista, entre outros mas tenho muitos a meter em dia. Fiquei também super chocado com o filme das salsichas! ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do choque de não estar à espera de que fosse um filme assim tão "porquinho", gostei muito! :)

      Excluir
  4. Este ano a minha meta era ler pelo menos 50 livros e ver pelo menos 50 filmes... Estou no 50ºlivro e bati o meu record dos filmes... vou ver o 69º hoje :o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wow! Estás num bom ritmo! Em anos anteriores passei (em larga escala) dos 50 filmes, mas este ano foi difícil com todas as outras coisas que queria fazer e o tempo não deu para tudo.

      Excluir
  5. Os que vi foram : "the hateful eight" que gostei bastante, conseguiu me prender até ao último minuto ; "room" filme que adorei, porque acho que conta uma história sem rodeios, tudo muito simples, doloroso mas simples, e consegue nos agarrar à história de uma forma real e não melancólica; "Ted 2" não achei nada de especial;"Deadpool" que foi para mim uma agradável surpresa, não estava à espera de gostar tanto; e "the secret life of pets" que talvez por ter as expectativas muito elevadas fiquei um bocadinho desiludida, esperava mais!!
    https://jusajublog.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que The secret life of pets seria diferente, pela expetativa que criei antes de ver o filme. Mas é fofinho na mesma :)

      Excluir
  6. Como é que te lembras dos filmes todos que viste? :o Recomendo que vejas o Zootrópolis! É demais :) E também o Beleza Colateral que está agora nos cinemas!

    ResponderExcluir
  7. Desses todos so vi Before we go e Me Before You

    ResponderExcluir
  8. Olá, M. :)

    Da tua lista, só vi The Hateful Eight (e gostei bastante; os papéis foram meeeesmo bem interpretados).
    Recomendo muito: A Rapariga Com Brinco De Pérola (é com a Scarlett Johansson e o Colin Firth), A Família Bélier, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, O Principezinho, O Jogo da Imitação, The Eternal Sunshine Of The Spotless Mind, V For Vendetta, O Clube dos Poetas Mortos, Os Gatos Não têm Vertigens, O Fantasma da Ópera, Inside-Out (Divertida-mente), Totoro, Orgulho e Preconceito, O Cisne Negro e A Canção de Lisboa. Alguns deles já deves ter visto, mas tratam-se, de facto, de alguns dos meus preferidos. Recorri à minha lista pessoal e tudo :p. E creio, daquilo que vou lendo por aqui, que também são muito o teu género.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, muito obrigada pelo comentário cheio de sugestões e por teres usado a tua lista pessoal e tudo :p Alguns já vi, sim, mas outros fiquei curiosa para ver. No próximo ano quero ver mais filmes, por isso aqui já tenho alguns por onde começar. Muito obrigada! Espero que 2017 seja cheio de bons filmes para ti :)

      Excluir
  9. Oh, tão fixe teres guardado uma listinha dos filmes que viste! Também tenho de fazer isto! Daqui só vi: The Hateful Eight, Psycho e Room (de tirar o fôlego este último!)

    ResponderExcluir