sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Fake it till you make it

É verdade que há dias e fases da nossa vida que não são particularmente felizes. 2016 foi um ano assim. No meio de tantas coisas boas, ainda muito ficou por fazer, por conquistar, por acontecer. Enfim, nem sempre é fácil manter o espírito positivo e a alegria no dia-a-dia quando as coisas não nos correm como queremos. É muito fácil ceder à tentação dos dias cinzentos, do "não tenho sorte nenhuma na vida", do "estas coisas só me acontecem a mim", "sou uma infeliz" e mimimis que tais. Eu, que sou uma pessoa alegre, feliz e positiva por natureza, deixei-me levar muitas vezes por estas conversas de treta este ano. Eu e o negativismo fomos quase melhores amigos este ano...mas há que mudar isto!

Tenho vindo a aprender a ter mais calma e a tentar não criar tantas expetativas. Porque no fundo é mesmo isso: ficamos tristes porque temos expetativas muito elevadas para coisas que não dependem só de nós e depois se corre mal é um sofrimento difícil de contornar. Então o segredo é trabalhar e lutar por aquilo que queremos e deixar andar aquilo que não podemos controlar. É uma lição importante que aprendi este ano e que espero lembrar daqui para a frente. Chega de tentar controlar tudo, de exigir que tudo corra a 100% e depois ficar triste porque já estava a sonhar demais com coisas que poderiam não acontecer (e não aconteceram). Eu faço a minha parte, tenho que deixar que a vida se encarregue de fazer o resto. Ponto final.

Outro segredo importante vai ao encontro do título do post. Temos que tentar acreditar que tudo melhorará até efetivamente melhorar. Nem todos os dias são dias felizes e temos direito a curtir a nossa miséria, mas não mais do que o necessário para arrumarmos os sentimentos e pensamentos nos seus devidos lugares. Self pitty não leva ninguém a lado nenhum. Tirar um tempinho para chorar todos os nossos problemas, pensar que a nossa vida é uma porcaria e que não merecemos e bla bla bla é aceitável mas o que é demais é como o que não chega, já diz a minha avó. Depois de carpir todas as mágoas, a vida segue! E é preciso termos confiança em nós, nas nossas decisões e na vida em si para conseguirmos ter uma atitude mais positiva. Eu nunca vou atrair nada de bom com um estado de espírito de merda. Quero acreditar que pensamentos positivos atraem coisas boas! Ainda não nos sentimos super felizes e radiantes com a nossa vida mas vamos dizer que sim, vamos ser gratos pelo que temos e pelo que somos; o que vier depois já é um acréscimo valioso. 

 Há que ter fé. 

5 comentários:

  1. Gostei muito do espírito e da energia deste post. É preciso acreditar, sem elevar as expectativas a um outro nível :) tu vais conseguir melhorar tudo, rapariga!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou da opinião de que se pensarmos positivo as coisas correm melhor :) Beijinhos e estou contigo nessa luta!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo! Pensamento positivo sempre :) E em 2017, tudo o que não correu assim tão bem este ano, será bem melhor!

    ResponderExcluir
  4. Muita Fé a Amor neste Natal ;)
    Feliz Natal e Excelente Ano Novo ! ;)

    ResponderExcluir
  5. Ando a passar por uma fase tão má e tão cheia de negativismos, que estava mesmo a precisar de ler algo assim. Obrigada por isto :)

    ResponderExcluir