segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cabelos brancos

Não sou uma pessoa muito preocupada com o envelhecimento. Sou ainda muito nova e estou mais naquela fase de querer envelhecer para abraçar algumas etapas da vida que me são muito desejadas do que, pelo contrário, na fase de temer a passagem do tempo. Não sou preocupada com os sinais físicos do envelhecimento - nada disso tem importância para mim neste momento e encaro sempre como um processo natural. Não tenho medo de ficar velha, é algo que até admiro. Contudo, não posso negar que é assim uma espécie de "choquezinho" encontrar os primeiros cabelos brancos. Pior, encontrar mais e mais cabelos brancos a cada dia que passa. 
Ter cabelos brancos não muda em nada a minha vida, uma vez que já pinto o cabelo com regularidade e os poucos que vão aparecendo ainda dão para disfarçar muito bem. Ainda assim, aqueles cabelitos acabam por nos dar um pequeno confronto com a realidade. Tenho 24 anos feitos há dois meses, como assim já tenho estes cabelos brancos todos? Como é que o corpo já dá estes sinais típicos de envelhecimento a meio dos vintes? 

O tempo está a passar por mim a correr e, embora esta questão me passe quase completamente ao lado, é uma espécie de abre-olhos para um facto importante que muitas vezes me esqueço: sou uma mulher adulta, com tudo o que isso implica. 

6 comentários:

  1. Eu tenho 29 e não tenho nenhum (que tenha descoberto, pelo menos! E sempre que vou à cabeleireira peço uma busca meticulosa, ahah!]. Mas o meu irmão é SETE anos mais novo do que eu e já tem. Lógico que não é pela idade mas é lixado! Eu vou ficar com a neura quando descobrir os meus :X

    ResponderExcluir
  2. A genética é que manda Miúda. Eu tenho quarenta e muitos e não tenho cabelos brancos, já pés de galinha nos olhos são mais que muitos :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É genética mesmo! E depois deve ter-se em conta o padrão familiar. A minha mãe começou a pintar o cabelo por causa dos brancos aos 21 anos, as minhas tias todas têm brancas desde muito novas... É uma tristeza esta hereditariedade :p

      Excluir
    2. Ainda assim, há quem se safe à genética :) A minha mãe começou também muito nova e desde sempre pinta o cabelo. Eu tenho 38 e não tenho cabelos brancos. Ainda assim, mesmo a aproximar-me dos 40 sou zero preocupada com a idade - era mais quando estava no final dos vinte do que agora.

      Excluir
  3. Eu também comecei a ter com 24! Mas são assim um ou dois durante uns anos até começarem a aparecer mais.

    ResponderExcluir