terça-feira, 22 de novembro de 2016

Pequena questão

Pessoas que já usaram aparelho ortodôntico, digam-me aqui uma coisa: é suposto usarmos o aparelho de contenção à noite para toda a vida

Agora as minhas consultas no dentista, referentes a este aspeto, têm espaçamento de meses entre elas e nunca cheguei a perguntar (nem me disseram, na verdade) quando retirei o aparelho. Fico na dúvida. Conheço quem estivesse na mesma situação que eu e nunca usou a contenção à noite, tendo depois que usar novamente aparelho porque os dentes moveram-se e ficaram novamente fora de sítio. Fiz uma pequena pesquisa e existe um prazo para usar estes aparelhos, normalmente determinado pelo dentista tendo em conta a mobilidade dos nossos dentes. Mas digam-me lá, é um período de tempo muito grande? É que isto de ter que pôr o aparelho todos os dias antes de ir dormir, para toda a vida, parece-me um exagero. Não que não compense o trabalho final, afinal de contas não quero perder todo o investimento feito para ter uns dentinhos bonitos. Mas seria muito chato passar o resto da vida com isto, até porque acordo com algumas dores nos dentes (embora muito ligeira e passa logo) de os sentir apertados durante a noite. Isso também pode significar que os meus dentes se movem muito quando não uso aparelho (sinto sempre um desconforto a colocar quando deixo de usar 2 ou 3 dias seguidos, um aperto), o que pode significar que devo ter que usá-lo durante imenso tempo. 

Enfim, vou tentar lembrar-me de colocar esta questão da próxima vez que tiver consulta, daqui a mais de meio ano. 

5 comentários:

  1. Gostaria de te poder ajudar linda, mas não conheço ninguém que tenha tido :\

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderExcluir
  2. Faço parte do grupo de pessoas que usou aparelho e que depois os dentes se moveram ligeiramente. Mas fui um pouco desleixada com o aparelho da noite. No início usava, depois comecei a usá-lo menos frequentemente. Quando me apercebi que os dentes de tinham movido, voltei a usar algumas vezes.

    Respondendo diretamente à tua pergunta, não sei se existe um prazo para usar mas, como disseste, deve depender da evolução.

    ResponderExcluir
  3. Eu usei aparelho e o médico na altura disse-me para usar a contenção à noite durante cerca de 2 anos... Mas só tive contenção em cima :) Eu usei. Em baixo tenho o ferrinho por dentro e esse, pelo que me disseram, é para toda a vida. Já tirei o aparelho há 6 anos e os meus dentes continuam direitos, fora um que está assim um bocadito saído, mas nada de preocupante!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou péssima e utilizei no primeiro mês lol

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma amiga que deixou de o usar e como resultado precisou de voltar a pôr aparelho! Dorme com isso! Eu também durmo porque tenho artroses no maxilar e também é para a vida! Claro, o marido goza comigo todas as noites (SIM TODAS AS NOITES! =P) mas uma pessoa acaba por se habituar... =P

    Um beijinho dourado

    ResponderExcluir