domingo, 16 de outubro de 2016

Um registo diferente para vos dar a conhecer a 8º maravilha do mundo! :)

O outono traz-me ainda mais aquela necessidade de ter comidinhas boas em casa, daquelas comidinhas de conforto, para os dias mais frios. É nesta altura que também passo mais tempo na cozinha e que faço mais bolos e sobremesas. A última que fiz foi um bolo de manteiga de amendoim e chocolate que ficou tão bom que só durou 1h! A receita é tão simples e o resultado final tão bom que, se quiserem, posso deixar a receita também:) Outra coisa que fiz nos últimos dias foi Crumble de maçã! Andava para experimentar esta receita há meses mas surgia sempre alguma coisa. Pois bem, quando me decidi a fazer, tive que repetir a receita no dia seguinte porque já não havia nada e toda a gente queria mais! Escusado será dizer que nem durou o suficiente para a foto, mas deixo uma bela foto encontrada por aí nos recantos da Internet só para terem uma ideia! 


A receita não podia ser mais simples:

Num recipiente à escolha (pode ser uma tarteira ou algo mais como na imagem, podem fazer em taças individuais - desde que possa ir ao forno) coloquem 1kg de maçãs cortadas em pedacinhos pequenos. Por cima deste preparado coloquei canela a gosto porque, a par da loucura por maçãs, também sou um bocado obcecada com canela e é uma combinação que adoro. Num recipiente à parte coloca-se 175g de manteiga aos cubos, 200g de açucar e 300g de farinha, que vamos juntando com as mãos até ficar com a consistência granulada. O ultimo passo é juntar o preparado da farinha, açucar e manteiga às maçãs, deixando cair por cima das mesmas, como se vê na imagem acima. Depois é só ir ao forno (pré-aquecido a 210 graus) durante 20 a 30 minutos, até o granulado estar douradinho. Pode ser consumido assim ou com gelado!
Se fizerem a receita, contem que eu quero saber! :)

Eu adoro esta receita (que depois podemos adaptar conforme as frutas que quisermos) e adoro maçãs! Maçã é a minha fruta preferida mas consumo muito mais nos meses frios do que no calor. Há toda uma variedade de receitas e formas de confeção de maçãs que ponho em prática logo que começa o frio: maçãs assadas, puré de maçã, bolo de maçã e agora sou a louca do crumble de maçã. Também faço muitas vezes maçã no microondas, como sobremesa bem rapidinha. No Outono e Inverno, se há coisa que não pode faltar em casa é maçãs.... e chá de maçã e canela :)

Este mês, os Frescos Continente, são dedicados aos pratos aconchegantes com maçã, cavala, abóbora e pato, pelo que se entrarem no site aqui, podem ver todos os benefícios, dicas de conserva e de consumo e ainda receitas com estes frescos do mês. Podem ainda clicar nas imagens abaixo para irem diretamente ao site e às dicas para cada um dos frescos de Outubro. Se são fãs de maçã como eu, não podem deixar de clicar e ver a receita de panquecas de maçã! Vou fazer este Domingo. E a abóbora pode dar lugar a um belo doce de abóbora, como o que a minha sogra faz e é de comer e chorar por mais!

6 comentários:

  1. Também já fiz aqui em casa e ficou delicioso :)

    ResponderExcluir
  2. OMG! Adoro crumble de maçã... Antes não gostava nada de doces e bolos de maçã, mas agora adoro. Podes por favor fazer para mim? Isso e o bolo de manteiga de amendoim e chocolate, sff. Só de pensar no assunto, deve ser como ir ao céu e voltar *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria! Mas tu estás longe :p Quando voltares, vens ao Porto, marcamos um encontro e eu levo bolo e crumble :)

      Excluir
  3. Adoro bolos tartes e coisinhas assim com maça, esta receita parece-me tão mas tão bem! Por favor partilha a receita do bolo com manteiga de amendoim, fiquei bastante curiosa :)

    ResponderExcluir
  4. este ano ainda não comecei com o crumble... ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu adorooooo crumble de maçã e faço muuuuuuuuuito!

    ResponderExcluir