segunda-feira, 4 de abril de 2016

weird

Há qualquer coisa estranha no conceito de balneário. Toda a gente ali a despir-se, como se fosse muito normal. Não sei, acho esquisito. Não sou envergonhada nem tímida, não sou púdica, mas para mim não é natural tirar a roupa à frente de estranhos. As pessoas com quem já falei sobre isto acham muito normal, a coisa mais natural do mundo, "toda a gente tem o mesmo, ninguém está a olhar para ninguém". Mas eu não acho nada de natural num local destinado a que um monte de desconhecidos fique em pelota à frente uns dos outros. Não se trata sequer de vergonha do meu corpo. É como digo, não sou envergonhada. Apenas preservo a minha intimidade e, para mim, despir a roupa é algo muito íntimo. Nem no médico me sinto confortável em levantar as camisolas para ser auscultada. Acho estranho. O meu corpo é meu, é privado. Não gosto de me expor, muito menos em frente a estranhos ou pessoas com quem não tenho o mínimo de intimidade. E depois aquela ideia de banho comum, toda a gente a despir e ensaboar e lavar tudo à frente de todos... Oh pá, chamem-me estranha, mas não acho nada normal nem confortável. E quer-me parecer que muita gente se faz de super descontraído e que é super normal no fundo está ali desconfortável, a tentar despir/vestir sem que ninguém repare em nada, sem que olhem. 

Odiava balneários quando andava na escola. Não tinha problemas em trocar a roupa normal para o fato de treino de educação física, mas achava mesmo esquisito tirar as cuecas e o soutien em frente às minhas coleguinhas. Não era diferente delas, não tinha nenhum trauma, nunca ninguém gozou comigo ou coisa do género. Eu apenas não me sentia bem em fazê-lo. Da mesma maneira que não me sinto completamente confortável quando as outras pessoas se despem na minha frente. Para mim, ainda há algo de quase "sagrado" na nudez. Acho que o nosso corpo é uma das coisas mais íntimas, mais pessoais, que temos. Para quê andar para aí a mostrar ao desbarato? Claro que num ginásio, nas escolas, por rexemplo, é necessário usar balneários; mas se puder evitar, com certeza que evito. É por isso que nunca hei-de tomar banho no ginásio. As coisas estranhas que se vêm nos balneários!!!

4 comentários:

  1. Eu concordo contigo. Também nunca me senti confortável com essas situações. Não por complexos, mas porque preservo a minha intimidade. Não sei explicar, mas simplesmente não me sinto bem a despir à frente de outras pessoas, mesmo que seja a minha irmã, apesar de obviamente nessa situação me sentir à vontade. É apenas pelo facto de considerar uma coisa privada.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não me sinto nada confortável nessas situações. Às vezes faz-me confusão estar ali no meio, faço tudo na maior rapidez para sair dali logo que possa. E depois há aquelas pessoas que estão na maior descontracção, tendo conversas seminuas como se estivesse numa esplanada. Nunca gostei!

    Beijinho,
    http://bloguerosapt.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu por acaso sou super liberal com o corpo, adoro fazer topless na praia desde que não esteja com familiares. Sinto-me mais una com a natureza ao entrar no mar sem roupa, sei que parece disparate dito assim, mas é mesmo bom. Claro que depende das praias, naquelas mais mainstream e cheias de gente não me sinto confortável.Em educação física nunca tive problemas em tomar banho em frente às outras, e até não percebia porque é que algumas levavam bikini, mas com este teu texto já me faz sentido :)

    ResponderExcluir
  4. Mesmooo!! Eu também me sentia bué desconfortável... e agora ainda por cima tenho que me mudar no trabalho à frente do pessoal, com quem trabalho LOL

    ResponderExcluir