quinta-feira, 3 de março de 2016

Março mais Fit

Sou uma pessoa de hábitos. O meu problema é demorar imenso tempo a interiorizá-los e a escolher hábitos bons para mim. Isso aliado à minha pouquíssima força de vontade, faz com que comece e acabe imensas vezes os meus planos de ter uma vida mais saudável. Preciso de mais regra, de mais disciplina, de ter quem puxe por mim e/ou me acompanhe nestas coisas, senão perco a motivação muito facilmente. 




Quando vi este desafio fiquei arrependida de não ter ido a tempo de me inscrever, mas como a Nádia é uma fofinha lá me adicionou à lista de bloggers que querem ter hábitos mais saudáveis, a começar já este mês.

O desafio é relativamente simples, pelo menos na teoria:


- Trocar o pão branco por pão integral ou de sementes; 

- Reduzir o consumo de sal e de azeite;

- Substituir o açúcar branco pelo mascavado;  

- Eliminar (ou reduzir ao máximo) a ingestão de fritos; 

Eliminar (ou reduzir ao máximo) o consumo de junk food

- Aumentar as doses diárias de fruta e legumes;

- Jantar entre as 18h e as 20h; 

- Se tiveres fome antes da hora de dormir, opta por uma peça de fruta; 

- Beber, pelo menos, 1,5L de água por dia; 

- Manter bons hábitos de sono; 

- Fora de casa, levar sempre um snack leve para evitar lanches menos saudáveis;

- Fazer meia hora de exercício diário e aproveitar cada oportunidade para nos movermos.


Na teoria a coisa parece fácil até. Alguns destes hábitos eu já vou tendo, mas há outros que me são mais difíceis. Por exemplo, agora que saio do trabalho sempre às 20h30, só depois dessa hora é que janto e a questão dos snacks para quando estamos fora de casa era muita gira, se eu não trabalhasse num local onde tenho bolos e pão sempre à minha disposição. Confesso que esse é o meu maior problema, por isso tenho levado sempre de casa uma peça de fruta ou iogurtes para o lanche e tento sempre comer só um pão de sementes a acompanhar. Mas não é fácil resistir à tentação de umas coisinhas mais apelativas, pelo menos visualmente. A questão é que sinto que preciso mesmo de começar a fazer ainda mais mudanças na minha alimentação e com este desafio, ao ser partilhado por tanta gente, espero que ao menos a motivação se mantenha. 
A parte do exercício também se torna complicada porque está imenso frio para eu sair de casa, mas depois também não me apetece andar aos pinotes dentro de casa. Isso tenho mesmo que mudar! Vamos ver como me aguento, vou tentar fazer atualizações sobre este desafio com alguma regularidade. Entretanto, podem ver aqui a lista de blogs que aderiram ao desafio. 

2 comentários:

  1. Yay! Todas juntas vamos conseguir, vais ver :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho saído ao final da tarde para fazer exercício e está um veeeento terrível. Mas só custa sair, depois sabe sempre bem :)

    ResponderExcluir