sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Façam este exercício

Ontem fui ao youtube e procurei uma música do Tony Carreira.  Sim, eu fui ao youtube e procurei livremente uma música do Tony, mas é porque o meu pai estava a cantar e eu tinha a certeza que a letra estava errada, quis confirmar. E sim, eu sei as letras de algumas músicas do Tony porque os meus pais já tiveram a fase dos concertos do Tony no dvd aos sábados de manhã e eu sou uma esponja que absorve tudo o que é porcaria sonora. Anyway, por curiosidade, fui ver os comentários. Não que tivesse muitos, mas os comentários que existiam eram todos do tipo:

"So um coração que ama e sofre.... vai entender cada letra.... cada acorde desta linda canção!!! vamos continuando..... a estrada do amor é longa!!!!....   enquanto tu não voltas.... dor e lagrima são minha realidade!!!!"

"Hoje apetece-me ouvir isto porque tenho saudades de ti."
"amote meu rei para todos os meus amigos"


E depois disto pensei para com os meus botões "Só um gajo português para ter estes comentários, aposto que em artistas internacionais mais famosos não existem comentários destes". Para comprovar, pensei num artista que escrevesse músicas com o mesmo grau de sofrência ou semelhante e lembrei-me imediatamente da Adele. I mean, até é um sacrilégio sequer pensar em pôr a Adele no mesmo saco que o Tony, o deus da boa música que me perdoe, mas foi a única artista que me consegui lembrar que é conhecida por fazer músicas para corações partidos. E então, lá fui eu ver os comentários às músicas mais deprimentes da Adele. Curiosamente, há muito menos partilhas deste género e mais pessoas com comentários tipo:

"whos watching in 2016?"
"Adele is emotionally talented. this song is pure talent. such a catchy track. got this on replay. the hook is so addicting. the video really brings the lyrics to life."

Ok, pode ser falacioso porque a Adele é uma artista reconhecida mundialmente, logo, atrai mais fãs do que o Tony, que só e conhecido em Portugal e onde haja portugueses emigrados. Mas ainda assim, acho curioso a disparidade entre os comentários. Não que não existissem comentários simplesmente a elogiar a música do Tony ou que os fãs da Adele não partilhassem também experiências próprias. Ainda assim, parece que as pessoas que comentaram nas músicas da Adele estão mais interessadas em escrever críticas associadas à qualidade da música, a dar opiniões sobre os vídeos e sobre ela mesma (ou então todos super preocupados com o ano em que as pessoas estavam a acessar ao video) do que sobre si próprias. Será cultural? Será que os portugueses estão mais interessados no que as músicas os faz sentir do que na qualidade das mesmas? Será que não ligam a esses aspetos técnicos? Acho que devíamos fazer o teste com mais músicas e mais artistas para comparar :) Mas não deixa de ser interessante.

4 comentários:

  1. Acho que os fãs do tony, realmente estão mais focados no tipo de sentimento que as musicas lhes provocam....

    ResponderExcluir
  2. Acho que é algo muito cultural. Nós, latino de sangue quente, gostamos da sofrência, coisa que outros povos, mais racionais não fazem. O fenómeno Tony é muito esse, a nostalgia de casa, os amores perdidos, a alma solitária. Ah nós somos um povo de sofredores ahahhah

    ResponderExcluir
  3. acho que a adele talvz nao seja a melhor comparação. mas perecebo o que queres dizer. a verdade é que nós somos todos uns labregos lol

    ResponderExcluir