quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

There is no such thing as too many books │ Todos os Nomes by José Saramago


Confesso que, apesar de um dos meus livros preferidos ser dele, não sou a maior fã de José Saramago. Aprecio a sua escrita, mas as temáticas em si nem sempre me cativam. Comprei este livro porque estava em promoção e decidi conhecer mais da sua obra. E gostei! Não é um livro espetacular, mas tem a sua piada. 

O livro conta a história de um modesto escriturário da Conservatória Geral do Registo Civil, o Sr. José, cujo hobby é colecionar recortes de jornal sobre pessoas famosas. Um dia a sua curiosidade concentra-se num recorte que o acaso põe diante dele: a mulher focalizada ali não é célebre, mas o escriturário desejará conhecê-la a todo custo. Abandonando os seus hábitos de retidão, ele estará disposto a cometer pequenos delitos para alcançar o que deseja: pequenas mentiras que darão à vida uma intensidade desconhecida. Numa espécie de enredo kafkiano às avessas, o pequeno burocrata enrodilha-se na imprecisão das informações que ele mesmo acumula e acaba forçado a ganhar o mundo, a deixar os meandros de seu arquivo monumental, em busca de dados que, em última instância, mantenham alguma fidelidade à vida. (Fonte: Companhia das Letras).

Para quem gosta de Saramago, considero que é uma boa leitura, de fácil entendimento e que vai cativando o leitor a entrar na história, a querer saber mais.  Gostei e recomendo.

5 comentários:

  1. Um dos meus livros favoritos também é dele, mas também não sou particularmente fã de Saramago.
    Já li esse e também gostei.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Não sou grande fã dele. Talvez tenha que lhe dar uma segunda oportunidade :)
    GIVEAWAY || 3 VENCEDORES

    ResponderExcluir
  3. Não sou uma grande fã do escritor, mas já li alguns livros dele dos quais gostei... talvez este venha a fazer parte dessa lista ;P

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse aqui em casa para ler.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Saramago, mas não é uma leitura facil! Ja li este, mas nao gostei muito da história..
    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir