quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Mais acerca de leituras

Assim que paguei tudo o que era prioritário e deixei de ter contas e despesas obrigatórias, comecei a poupar. Aliás, já falei disso e até dei dicas. O facto é que fiquei com o bichinho e estou super empenhada em fazer com que no final deste ano a conta poupança que abri esteja bem mais recheada. É uma das minhas metas prioritárias para este ano e quero mesmo levar isto a sério, para me orgulhar no final. Mas depois...depois a Pandora está em saldos, as lojas de roupa estão em saldos e, pior, as livrarias estão em saldos. Tenho um bocadinho de vergonha de admitir o que já gastei em livros só este mês, é uma pequena fortuna para aquilo que eu ganho. 

Mas, se por um lado me sinto culpada, por outro sei que é uma oportunidade imperdível. Convenhamos, ler é muito bonito mas custa caro. Cada livro para cima de 15 euros, como dá para comprar vários ao longo do ano? Quem tem outras despesas mensais e com os salários que se ganham no nosso país, fica bastante difícil pôr de parte um orçamento só para ler. Ler torna-se um luxo que nem toda a gente pode comportar. E é triste! Mas é o que temos e é por isso que aproveito sempre esta altura de saldos para fazer listas maiores e comprar. Na minha primeira compra poupei mais de 40 euros nos livros que queria e agora, nesta segunda, o mesmo. Livros que gosto e que custavam para cima de 16 euros por 8? Nem hesitei! Fiz mesmo umas compras maiorzinhas, tenho livros para os próximos 2 ou 3 meses. Depois é ir comprando um por mês, na loucura. 

Não choro o dinheiro que gasto em livros porque não considero um gasto mas sim um investimento. Mas se pensarmos que, na maior parte das vezes, só leio o mesmo livro uma vez, se pensarmos mesmo bem no assunto, custa um bocadinho pensar que despendi aquele dinheiro. É como comprar uma camisola lindíssima, de que gostamos muito e que foi cara, e só usarmos uma vez. Olhem, nem vale a pena pensar muito no assunto porque compensa muito as horas que passamos a ler as histórias e depois ver os livros todos arrumadinhos e bonitinhos nas estantes :)

9 comentários:

  1. Por acaso custa-me gastar dinheiro em livros (como em tudo o resto), apesar de gostar muito de ler, exatamente porque são para ler só uma vez. Mas lá vou aproveitando promoções e comprando alguns. :)

    ResponderExcluir
  2. Compreendo perfeitamente o que queres dizer, mas também é certo que há algumas formas de contornar o assunto. Eu aproveito imensas promoções - gosto especialmente das que o Continente faz, já trouxe livros que queria muito por 5€ e até já comprei 2 a 1€ cada... - e recorro bastante à biblioteca. Claro que isso acaba por nos condicionar um pouco, porque não há todos os livros que queremos disponíveis, e também é verdade que existem aqueles livros que fazemos questão de comprar e ter na estante :) Outra coisa que costumo fazer é, quando compro livros que, depois de ler, não ficam no meu coração, que não faço questão de ficar com eles, vendo no OLX ou em sites semelhantes, para poder "livrar-me" deles e ganhar algum espaço na estante, sem perder todo o dinheiro que tinha dado por ele.

    ResponderExcluir
  3. Os livros podem emprestar-se se soubermos que a pessoa a quem emprestamos os vai tratar tão bem como nós!

    ResponderExcluir
  4. Tens goodreads?
    Só podes ter :P

    Junta-te ao clube eu sempre que vou á livraria não saio da casa dos 'entas'... :$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza que sim, não é? :)

      Excluir
    2. com certeza que sim, não é? :)

      Excluir
  5. Eu por acaso os que tenho aqui para ler foram emprestados ou oferecidos, mas também costumo comprar um por mês eheh . Quando a carteira não colabora opto sempre por ler em pdf no tablet :)

    ResponderExcluir
  6. Eu entendo-te, mas não consigo pedir livros emprestados. Cada livro que leio cria comigo e eu com ele uma relação de afecto que torna impossível a entrega a um terceiro depois de lido. Fiquei assim desde que me formei, porque quando andava na faculdade ía à biblioteca buscar imensos livros.

    ResponderExcluir
  7. Este post podia ter sido eu a escrever. Assim que vi os descontos da FNAC... E ainda não fiz a minha compra porque tiveram que mandar vir os livros da editora. Pelo teu blog fiquei a saber das promoções da Wook e tenho uns quantos debaixo de olho. Agora é perder o amor ao dinheiro e mandar vir os livros. Também só leio os livros uma vez e penso que podia estar a gastar o dinheiro em roupa (que tbm o faço) mas, não há compra que me dê tanto prazer como comprar um livro.

    ResponderExcluir