terça-feira, 10 de junho de 2014

Há aqui algo de muito errado

Os outros pais: andam sempre a chatear os filhos para irem estudar, para largarem o computador e os jogos e agarrarem-se aos livros. Proíbem-nos de sair de casa nos dias anteriores aos testes/exames, ficam chateados porque nunca vêem os filhos com livros e andam sempre em cima do acontecimento.

Os meus pais: entram-me no quarto quando eu estou a estudar só pra fazer conversa de circunstância, passam a vida a dizer para eu ir lanchar/comer um gelado/sair para desanuviar porque "a vida não é só estudar". Querem à força toda que eu vá com eles a alguma lado só para eu me distrair, porque "já estudaste tudo". Se eu por acaso me queixo e digo que não estou confiante para os exames começam logo "Ó, tu já sabes tudo, isso é fácil para ti". 

Eu percebo que eles queiram desdramatizar e incutir um pensamento positivo de "you can do it!" mas acaba por parecer só um "ya ya, cala-te lá com isso que já se sabe que depois passas". Desvalorizam as minhas dúvidas e receios e isso chateia. Já sabe Deus eu ter força e motivação suficiente pra me trancar no quarto a estudar, não preciso de mais distrações e tentações (ora uma saída para um geladinho, ora um filme que eu até gostava de ver...). É por isso que eu detesto estudar quando eles estão em casa.

2 comentários:

  1. Oh mas por um lado eles também estão certo... há que apanhar ar fresco de vez em quando!
    Mas sim, também entendo a tua motivação e se assim achas que é melhor, força nisso!

    ResponderExcluir
  2. O ideal é sempre um meio termo! E já se sabe que nunca ficamos contentes com o que temos.. Se calhar eles apenas confiam em ti e nas tuas capacidades de conseguires. Por acaso, até gosto da atitude da minha mãe. Por um lado, diz-me coisas do tipo "não te preocupes, se precisares de mais tempo para fazer o curso é normal, tudo bem, só não te passes", mas por outro, ainda ontem e hoje precisou que eu fosse com ela comprar calças e já diz "desculpa estar a fazer-te perder tempo". Mas tem calma.. E se não gostares do que eles te dizem, procura outros sítios calminhos! :)

    ResponderExcluir