quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Adoro aquelas pessoas que acham que ser estudante universitário nesta altura significa estar de férias. Desenganem-se, pessoas invejosas. As férias da faculdade são um mito. Só existem no Verão e depois da época de exames, para alguns. Ser estudante universitário nesta altura do ano significa passar a semana do Natal enfiada em casa a fazer resumos, trabalhos, apontamentos pra passar a limpo e ler artigos. Depois no Natal a pessoa finge que não tem nada pra fazer em Janeiro e tira um ou dois dias pra não fazer nada. Depois chega a semana da passagem de ano e a malta volta aos trabalhos, aos resumos e ao estudo. E enquanto está meio mundo a celebrar o 1º de Janeiro, estamos nós em casa a ler, resumir e estudar. Em Janeiro, quando já passou a febre das festas, é que começa a desgraça e é exame atrás de exame. E só depois de estar tudo isso feito é que podemos descansar um bocado e aí sim, têm razão, temos férias. Não me lixem com a conversa do costume "ahh, mas já estás de férias! Que vida boa!". Yah, yah, vem tu estudar para os meus exames.

Atenção que não me estou a queixar, ser estudante é muito bonito e fofinho e só damos valor quando formos trabalhar e essas coisas todas que toda a gente que trabalha diz. Acredito que sim. Mas pra mim, não há terror maior do que a época de exames. 

5 comentários:

  1. Concordo, completamente! Deve ser aquela velha ideia.. " a galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha" ou lá como diz o ditado...

    ResponderExcluir
  2. pronto, tu disseste tudo. há esse terror, mas depois há o resto. muitas e muitas semanas de 'boa vida'. eu compreendo-te porque quando estudava também não compreendia porque é que diziam que era a melhor época das nossas vidas, mas agora que estou do outro lado oh sim, tenho muiiitas saudades. porque quando tens de trabalhar não podes pensar 'ah e tal fico mais uma horinha na cama e depois estudo', tens de ir mesmo porque tens de picar cartão à hora certa. deixas de associar o Natal a estar em casa durante duas semanas e aprendes que o dia 24 de Dezembro é um dia de trabalho como os outros (snifsnif, isto é que custa).

    Apesar de tudo isto, se me dessem a escolher, não voltava atrás porque gosto muito da fase de vida onde estou, e é muito bom ter um emprego, o meu dinheirinho, as minhas coisas, a minha vida.

    (grande comment eheh)

    ResponderExcluir
  3. Costumava dizer isso, mas tento tantas saudades do meu tempo de estudante... dava trabalho, caro, mas era uma vida boa.

    ResponderExcluir
  4. Verdade. Este ano estou de volta da tese pelo que as coisas têm sido bem diferentes. Mas entendo o teu lado. Mas lá está, acho que vamos ter saudades! ;)

    ResponderExcluir
  5. Acho que muitas vezes quando as pessoas dizem isso é porque têm memória curta. A mim custou-me muito ter de, por exemplo, ter imenso trabalho para fazer em casa, depois das aulas e ao fim-de-semana - que é coisa que geralmente não acontece a quem trabalha.

    ResponderExcluir